Adereços para Dançar

Ministrar com danças requer bastante estudo e determinação. Por quê? Porque você não pode usar qualquer veste, nem qualquer cor, nem qualquer movimento... muito menos qualquer adereço. Tudo tem seu significado bíblico. Até mesmo os utensílios utilizados no tabernáculo, os símbolos, as cores, tudo tinha seu significado.

Hoje trago pra vocês algumas idéias para adereços a serem utilizados na ministração.
Irmãos, cuidado. Fugi da aparência do mal (quer dizer, não só do mal, mas também da aparência; aquilo que pode nem ser mal, mas se aparenta ser, devemos fugir dele). A conduta de um ministro de dança deve ser irrepreensível.

Vamos lá.


1. Tecidos


Visam alcançar o público mais distante. A cor é muito importante, pois é o significado da cor que ministramos a toda a congregação. Por exemplo, na foto acima, está sendo ministrada a salvação mediante o sangue de Jesus. Se a cor fosse branca, seria a pureza, convocação à santidade etc. Vide "Cores na Bíblia".


2. Vasos


Simboliza o homem nas mãos de Deus. Somos como o vaso nas mãos do oleiro. Também simboliza canal de bênçãos de Deus, assim como Maria foi um vaso usado por Deus para dar à luz a Jesus, nosso Salvador. Também simboliza a unção transbordante do Espírito Santo, quando Ele nos enche e transborda, e atinge a todos ao nosso lado.


3. Arcos de Fitas





Podem ser pequenos ou grandes, como nas fotos. Indicam festa, alegria, júbilo. Também chuva de bênçãos, fogo do Espírito Santo. Podem simbolizar o Dia de Pentecostes.


4. Véus


Significam as cores que representam. Fogo (laranja), sangue remidor (vermelho), pureza, santificação (branco), Espírito Santo (azul), entrega (prata) e assim por diante, de acordo com as cores e com os movimentos que o ministro emprega. Ele também é utilizado para representar a Igreja (a noiva).



5. Globo


Geralmente, utilizado em danças proféticas de missões, quando entregamos as nações a Deus.


6. Bola(s)




A vontade do Pai em nossas vidas, quando a utilizamos de várias formas, mostrando habilidade com elas. Pode ser uma única bola, ou várias, dependendo da inspiração para usá-las. Uma única bola pode representar o Planeta Terra, e também pode-se adotar várias bolas para representar o Universo, como criação divina.


7. Pandeiros ou Tamboris



Geralmente, enfeitado com fitas, como na imagem acima. O mais bonito que já vi foi um de couro, com fitas de várias cores, bastante estilizado, como de época. Representa a vitória, júbilo, regozijo, alegria, como na dança de Miriã e das mulheres hebréias.


8. Shofar


Não é utilizado como adereço, por causa do tamanho. Geralmente, utiliza-se o som como símbolo, ou alguém toca antes da ministração. Poucas pessoas sabem tocar este instrumento. É um instrumento judaico que, dependendo do toque, tem um significado diferente.
- Chamada à adoração, com introspecção, se colocando como servo do Senhor. (Som da Tekiá)
- Chamada à convicção de pecados, exortação à contrição, quebrantamento, arrependimento. Para alguns, um lamento. (Som de Shevarim)
- Chamada ao despertar, voltar-se para Deus, levantar-se para realizar a Sua obra. (Som da Teruá)


9. Tochas




Simbolizam a vigilância e a oração sem cessar, assim como as virgens sábias, que vigiavam a chegada do noivo. Também podem ser usadas as lamparinas para este fim, têm o mesmo simbolismo.
Também simbolizam o Espírito Santo. O evangelho, uma chama que não pode ser apagada. E todos os simbolismos para fogo.


10. Lanças


Representa a vitória, quando o Senhor dos Exércitos vencia as guerras contra os inimigos de Israel. Também simboliza a instituição do poder de Deus sobre a Terra.



11. Fitas Hebraicas



Corpo de Cristo, interligado. Também simboliza festas, união, alegria, júbilo, se forem utilizadas da forma da foto.


12. Fitas GRD


Simboliza o mover do Espírito Santo, quando as fitas se movem em espirais. Simboliza proteção de Deus quando as fitas envolvem o corpo do ministro de dança em movimentos circulares (os anjos que se acampam ao redor dos que amam a Deus). Simbolizam os caminhos de pecado, tortuosos, e também a serpente, dependendo da ministração e a forma como se coloca (contexto da dança). Simbolizam alegria, júbilo, regozijo, com saltos de alegria.


13. Bandeiras



Reconhecimento de Deus como autoridade sobre as nações. Alegria e júbilo. Se forem utilizadas bandeiras-símbolo dos países, simboliza missões, dança profética pela libertação e consagração das nações ao Senhor. Também simboliza paz, se for utilizada a bandeira branca.


14. Arco


Simboliza a aliança de Deus conosco. Pode ser utilizado também véus coloridos diferentes ou um véu em degradé de várias cores, representando o arco-íris e a aliança de Deus com Noé.


15. Guarda-Chuva


Proteção de Deus, abrigo nas adversidades (tempestades), chuvas de bênçãos.



16. Luvas de Tiras



A Cia Mudança utilizou na ministração Tua Glória, do DVD Príncipe da Paz (2007) esta luva de tiras. Na ministração, simbolizou a unção do Espírito Santo que, transbordando do vaso que o ministro de danças representa, era enviada a todas as outras pessoas.



Muitos outros adereços podem ser utilizados. Mas cuidado: não carregue demais. Peça auxílio e orientação do Espírito Santo, Ele sempre irá mostrar o caminho a seguir. E então, coisas novas e maravilhosas acontecerão. Não existem só esses adereços. Estes são alguns dos que consegui pesquisar. Mas Deus é o nosso Criador, sua capacidade de criar não tem limites. Deus sempre quer algo novo para nós. Peça orientação dEle e procure na Palavra do Senhor (lá está nossa inspiração), e Ele lhe mostrará o que fazer.

Nem sempre a dança pede um adereço. Muitras vezes, somente um coração contrito ao Senhor e um corpo disposto a adorá-lO. Orientação do Senhor é tudo. Busque.

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Mateus 7:7.
"Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2


Deus abençoe teu ministério!
SOLI DEO GLORIA!


Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!


Clube de Autores     -     AgBook



Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Saraiva     -     Submarino












Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Cultura     -     Submarino

Comentários

  1. Estamos procurando em Deus um ministro para estar em nosso culto de danças DANÇADORANDO em nossa igreja (Igreja Evangélica Shekinah - Cpo Grande - RJ)será no dia 14/08/10
    SE PUDER ESTAR NESTA NOSSA BRECHA ENTRE EM CONTATO CONOSCO. 21 3377-9443 OU 8859-6051
    PB. LUCIANO NUNES

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muitíssimo de estar presente, mas moro em Recife-PE e fica muito inviável estar aí, no Rio de Janeiro. Ainda mais nesta data, pois meu trabalho retorna em agosto (sou professora de Educação Artística/Artes Cênicas numa escola Evangélica, aqui em Recife).
    Mas estarei orando pelo ministério Shekinah, e pelo evento. Deus os abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  3. Sou lider do grupo de coreografia da MEPB O senhor me resgatou e restaurou os meus sonhos! amo a dança e sonho em fazer bale classico e ter uma sapatilha de pontas . tenho 29 anos o senhor me deu um dom " Dançar" muitos quando me vee dançando pensam que fiz um curso e se surpreendem quando digo que é un Dom ! mas sonho em fazer Ese Deus permitir ainda farei um curso e louva-lo mais e mais com o dom Que ele me deu ! Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  4. Elisângela, que Deus esteja te abençoando nisso, minha irmã. Desde já, peço a Deus que te ajude a encontrar uma escola de balé que esteja dentro dos propósitos dEle para você, e que esteja dentro de suas condições financeiras. Eu tenho 28 anos e comecei, e, para a Glória de Deus, Ele tem me abençoado muito. Nunca é tarde para aprender mais e mais para Ele. Deus te abençoe, a você e ao teu ministério.

    ResponderExcluir
  5. oi sou maria estou hoje com 45 anos desde que formamos o grupo de dança igreja quero aprender mais para fazer o melhor para DEUS e muito bom porque o PAI meresse o melhor de mim DEUS abençoe esse ministerio grandemente e que eu possa aprender muito mais

    ResponderExcluir
  6. Gloria a Deus Maria! Vamos aprendendo e ensinando uns aos outros para engrandecer a Deus! Vamos trabalhar para o Reino dEle e Ele cuidará de nós!

    ResponderExcluir
  7. Olá Débora,a paz do Senhor amada.Sempre visito seu blog,e para mim é uma maravilhosa ajuda.
    Apreder com os melhores,rsrsrs
    Porém tenho uma dúvida,na dança podemos cantar também a musica enquanto ministramos a dança?
    As meninas do grupo sempre me pergutam,pois acham que fica lindo,expresar a adoração com todo o ser.
    Por favor me ajude a orientar meu grupo.Deus a abençõe.gramde Beijo. Email:elainesantossilva2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Elaine, tudo bem?

    Uma vez vi uma ministra de dança informar em seu blog que não deveríamos cantar durante as ministrações, pois tira o espírito de adoração, atrai a atenção para se estamos ou não cantando corretamente a letra e pode atrapalhar a concentração.

    Bem, eu não vejo problema. Há momentos em que quero ministrar com todo o meu ser, inclusive com minhas expressões, demonstrar minha felicidade ou minha contrição, e, dependendo da ministração, como quando fiz um espontâneo de "Passar pelo Fogo" (Voices), minha garganta travou, e eu não conseguia abrir minha boca, somente me entregar. Mas há outros momentos em que tenho satisfação de cantar enquanto ministro.

    Na dança para adoração ao Senhor, se quisermos ser genuínos nessa adoração, não podemos nos privar de cantar, visto que é uma adoração genuína também. Se sentimos essa necessidade ou não, isso o Espírito Santo dirá. Uma ou outra coisa não são erradas ou certas, são apenas opções. Demandas do Espírito, podemos dizer assim.

    Deus te abençoe, irmã, e, se sentires vontade de adorar ao Senhor dançando e cantando, o faça. Se o seu espírito quer louvar ao Senhor somente dançando, sem abrir sua boca (há tempo de falar e tempo de calar), que o faça.

    ResponderExcluir
  9. Muito Obrigada Amada,não imagina como esclareceu minhas dúvidas.Deus te Abençõe

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz Débora!! Amei o seu blog.
    Sou líder de um ministério de dança teen e kids em Mogi das Cruzes - SP e estou fazendo minha monografia de conclusão do curso de pós em Dança e consciência corporal e o tema é justamente a Dança Cristã. Por este motivo gostaria de informar que estou fazendo referências à sua postagem sobre adereços que contribuiu grandemente para minha pesquisa. Os devidos créditos serão feitos com todo carinho. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de seaber como conseguir um acessório como o q simboliza o fogo? O de tecido com algo na ponta parecido com um leque.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de seaber como conseguir um acessório como o q simboliza o fogo? O de tecido com algo na ponta parecido com um leque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neliane. Este adereço se chama fan veil, ou véu leque, e você pode encontrar em casas de vendas de produtos para dança do ventre ou em lojas virtuais de adereços para dança do ventre (existem várias, só procurar no google). Ou pode mandar fazer, mas não sei se sairá mais caro. Abraços!

      Excluir
  13. Olá boa tarde.
    Sou líder do ministério de dança.da minha igreja.Gostaria de saber se mesmo com um idade já um pouco velha se posso fazer aulas de dança contemporânea para me aprimorar mais???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Tipos de Dança na Igreja