terça-feira, 31 de maio de 2011

Organizando Um Grupo de Dança

Olá, queridos amigos e irmãos em Cristo, a Paz!

Hoje vim aqui com um propósito: ajudá-lo a organizar o grupo de dança de sua igreja.

Para se ter um grupo bem organizado, não basta ter muita gente, coreografias legais e criatividade para figurinos etc. Isso pode ficar bem desorganizado e te atrapalhar bastante.

Vou ajudá-lo em todas as etapas para deixar seu grupo organizado, ou para organizar um novo grupo. Clique em "continue lendo" para ver a postagem completa.

Os componentes

A primeira coisa que precisa fazer é reunir todos os interessados e colocar "os pingos nos is". Como assim? Informá-los que, primeiramente, o grupo é um Ministério, que precisa ser levado a sério, e que todos os que se comprometerem deverão priorizar o grupo em suas atividades, ensaios, e todas as coisas que serão decididas. Organize uma pauta de reunião, com uma devocional no início (com período de oração), e com os pontos que serão discutidos a seguir.


O nome

Escolha um nome para o grupo. O nome do Ministério é algo muito importante, pois é através deste nome que vários significados serão agregados ao trabalho. Um ministério que se chama "Batzion" (o que faço parte, por exemplo), isto é, Filhas de Sião, agrega o significado de que somos filhas a serviço do Rei, filhas da cidade santa, Sião. Já vi diversos nomes muito interessantes, e esses nomes devem refletir os objetivos ou a essência do trabalho deste ministério. Não adianta escolher um nome hebraico só por causa da sonoridade. Se quer um nome de outro idioma, procure saber o significado, as implicações deste nome.
É importante que seja colocado em VOTAÇÃO, pelo grupo. E que esta votação seja dirigida pelo Espírito Santo, debaixo de oração.


A liderança

É preciso que seja escolhida uma liderança para este grupo. Grupos maiores podem delegar melhor suas responsabilidades. Grupos menores podem ter menos líderes, menos cargos. Uma pessoa pode acumular mais de um cargo, dependendo de sua capacidade criativa, e também do tempo disponível para ocupar determinadas atividades. Cargos sugeridos:
- Presidente: aquele(a) que representará o grupo, responderá por seus integrantes. Ele não é o ditador, ou quem toma as decisões finais. É importante manter o direito de voto de todos os integrantes. Mas o presidente estará responsável por delegar as responsabilidades, convocar as reuniões, etc. Pode ou não ser o coreógrafo.
- Coreógrafo: aquele(a) que cria as coreografias.
- Figurinista: aquele(a) que cria os figurinos, as vestes, etc. Muitas vezes, o próprio coreógrafo assume esta função.
- Maquiador: muitas vezes o próprio coreógrafo é responsável por esta parte. É importante que ele identifique no grupo as pessoas que têm jeito para maquiagem e comece a ensiná-las. Em alguns momentos, o coreógrafo não pode fazer tudo, e um grupo organizado é um grupo em que todos se ajudam e o tempo é otimizado.
- Secretário: aquele(a) que é responsável por armazenar as informações das reuniões, decisões, etc. Responsável por entrar em contato com os profissionais responsáveis por costura, figurino, etc. Braço direito do coreógrafo e do presidente.
- Tesoureiro: pode ser também atribuição do secretário. Aquele(a) responsável pelas finanças do grupo. Recolhimento de mensalidades, livro caixa, compra de material etc.

É importante delegar estas responsabilidades para que o coreógrafo ou líder do grupo não seja sobrecarregado com tantas tarefas. Isso faz com que o grupo ganhe tempo e eficiência.


O Almoxarifado

Em termos gerais, almoxarifado é o lugar onde se guardam as coisas. Depósito. Nada deve ser jogado fora, pois não se sabe o que se pode utilizar novamente. Uma sala na igreja, ou em outro lugar, deve ser separada para servir de almoxarifado do ministério, onde serão guardados figurinos usados, objetos de cena, maquiagem (de preferência, trancada em um armário).


Maquiagem

Ter o material de maquiagem próprio do grupo é muito importante. Cada um daria um valor de uma cota para a compra desse material, que seria de todos os integrantes do grupo, para ser usado somente nos momentos específicos. Fica então vetada a utilização dos produtos por particulares e por integrantes do grupo para interesses pessoais.


Mensalidade ou Cotas
O grupo escolheria qual a política seria melhor. Um sistema de mensalidade proporcionaria um capital em caixa que ajudaria ao grupo na compra de material para o próprio grupo, custear viagens, congressos do grupo, etc. O sistema de cotas é pontual, isto é, só funciona em determinado momento. A compra de material é dividida entre todos do grupo e todos pagam, cada um paga a sua veste (o que pode gerar despadronização no caso de costureiras diferentes), dentre outras coisas. No caso de haver mensalidade, um livro caixa é essencial para manter o controle de entrada e saída de dinheiro. Dependendo do valor, pode-se inclusive abrir uma conta em banco para depositar este dinheiro, para ser usado quando houver as necessidades do grupo.


Sociedade

Em algumas denominações, há o sistema de sociedade na igreja, onde se oficializa a sociedade, com nome e diretoria, e ela passa a receber uma verba mensal da igreja para seus projetos. Isso ocorre com a Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF), União Presbiteriana de Adolescentes (UPA), entre outras sociedades, na Igreja Presbiteriana do Brasil. Se sua igreja tem essa possibilidade, é um meio de poder melhorar as condições do grupo de dança.


Ensaios
Os ensaios devem ser periódicos e priorizados. Devem conter momento de oração, alongamento e coreografia. Se houverem assuntos a serem tratados, o integrante deve procurar seu líder neste momento.


Escalas
Sistema de escalas deve ser adotado quando o número de integrantes é muito grande. Escala para ministração espontânea durante o culto.


É interessante perceber que, um grupo organizado dura muito mais tempo que um grupo desorganizado. Organize-se!

3 comentários:

  1. Brigaduh pela dica, estou fazenduh um grupo mais ta danduh certo....

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas, pois são muito importantes.... Sou Coordenadora Geral do Ministério de Dança Coração Adorador,o qual pertence a Igreja Filadélfia Aliança com Jesus Cristo - Campo Grande/MS, minha filha Francielly é coreógrafa, dança desde os 10 anos para Deus, um chamado muito especial, embora ela não tenha curso de Ballet, é muito usada e ousada em Deus, este ano fizemos 7 anos de Ministério, e já tivemos 15 integrantes, hoje contamos com 7 integrantes, muitas se mudaram para outras cidades, pois os pais são missionários, outras se tornaram Levitas, más todas com um Coração Adorador, têm dias dificeis, más as vitórias são muitas, tenho certeza de que cada assunto neste blog irá nos ajudar poderosamente. que Deus a Abençoe. Patrícia Souza.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dicas pos estou começando a montar um grupo de dança sou da universal e esse é o primeiro grupo a ser levantado sou da Bahia manda pro meu email todas as novidades.cleidy-mesquita@hotmail.com aguardo

    ResponderExcluir