Dia 12 de Agosto - Dia Nacional das Artes

Olá, pessoal!!!
Hoje é considerado o Dia Nacional das Artes. E, eu como artista não poderia deixar de falar sobre o assunto.

A arte é algo tão precioso, tão precioso, que é a forma mais divina, digamos assim, do ser humano se expressar. E quando é utilizada para a adoração, honra e glória do nome do Senhor Jesus, realmente se torna a mais bela expressão.

Ministérios de Artes nas igrejas estão se formando cada vez mais, pois a arte e a adoração sempre andaram juntas desde a época dos primeiros homens. A arte da pintura para expressar uma adoração a um deus, a arte da dança, da música, do teatro, sempre estiveram atreladas à religião. Basta estudar um pouquinho a história das artes, que saberemos que a arte era primeiro religiosa, para depois trilhar um caminho próprio. Isso vem da necessidade do ser humano em cultuar um ser superior, ainda que não saiba qual, através de sua melhor forma de culto: a arte.

O louvor e a adoração nascem da arte. As melhores formas de culto são as artísticas, pois são o melhor que o ser humano pode oferecer a Deus. Então, adoremos!

Conheça um pouco algumas modalidades artísticas e saiba como utilizá-las para a honra e a glória do Senhor Jesus.


Dança


A dança usa o corpo para se expressar. É uma arte efêmera, pois não se pode guardá-la para expô-la após sua apresentação, a não ser através de vídeo e fotos, o que não é a mesma coisa. E cada vez que se dança, se faz algo diferente, dependendo do dançarino e de sua emoção ao dançar. A emoção da dança é tanto para quem dança quanto para quem assiste.

Na adoração com danças, é uma forma de arte magnífica, pois o corpo inteiro se apresenta a Deus como louvor, e não apenas parte dele. Na dança, a expressão de adoração vem de dentro para fora, e reage em todas as partes do adorador. Na dança espontânea, essa expressão é livre, e o corpo inteiro demonstra o que há no espírito do adorador, de forma entregue, sem amarras, do adorador diretamente para Deus. Uma das artes mais belas para adorar a Deus!



Teatro


Através do teatro, que é uma linguagem híbrida e pode conter todas as outras artes numa só, podemos emocionar, contar histórias, trazer o público para dentro da história, trazer uma história antiga para uma vida atual, envolver, cantar etc. O teatro é uma ferramenta eficaz no evangelismo, pois podemos cativar e captar a atenção de qualquer pessoa com uma boa peça, uma boa encenação, mesmo simples, mas de bom gosto e bem feita. Adorar através do teatro é cumprir, de uma maneira diferente e criativa, o Ide de Jesus.




Artes Plásticas



Através das artes plásticas, seja ela qual for, podemos contar histórias, expressar sentimentos, demonstrar crenças, etc. Por que não utilizá-la para o Reino de Deus? O Reino de Deus neste mundo precisa de pessoas capacitadas também nessas áreas. Arte de qualidade também para honra e glória de Cristo, por que não? Há uma artista plástica, que não recordo o nome, que prega nas igrejas através de desenhos, que ela vai realizando na hora, no momento de sua pregação. São desenhos lindos, feitos na hora, todos ilustrando sua palavra, sua mensagem. E ela chega diretamente ao coração dos que a ouvem e vêem.


Música


No meio dos louvores Deus habita. Louvar a Deus com canções, sendo você compositor, cantor, instrumentista, isto é a máxima para Deus. Existem tantas opções  na música para adorá-lO! Vários ritmos, vários instrumentos, voz, vários tipos de canto, coral, conjunto jovem musical, musicais que misturam teatro e canto, tanta coisa! Encontre seu lugar também nessa arte para adorar ao Senhor! Ela sempre esteve e sempre estará presente na adoração a Deus!


Literatura



Escrever. Que maravilha! A literatura está recheada de formas de escrita: poesia, narração, crônicas, romances... o que você escreverá para o Reino de Deus?

Temos diversos nomes importantes na literatura evangélica. Não só de livros de estudos em diversas áreas teológicas, mas também romances cristãos, como Sob As Tuas Asas, O Peregrino, A Escalada, Em Teus Passos Que Faria Jesus, entre outros. Aqui mesmo no blog disponibilizei meu primeiro romance cristão: "A História de Raabe" (Guia Loja). Adore também ao Senhor com sua escrita.



O que você vai fazer para adorar a Cristo? Que arte você pode realizar para o Reino de Deus?
Deus te abençoe neste dia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja