10 Exercícios para Aumentar o Espacate

O espacate é o que todos chamam de "abrir escala", a abertura de pernas 180°, que pode ser frontal ou lateral, como nas fotos:



Separei alguns exercícios para ajudar a abertura do espacate. Clique em Continue Lendo para ver as informações.
Um dos segredos para se alcançar um bom alongamento é respeitar um mecanismo do corpo, usando o chamado Scientific Stretching for Sports (SSS). É um mecanismo de proteção para prevenir lesões. É como se o músculo tivesse um sensor que informa ao cérebro que ele está sendo alongado demais ou contraído demais e, como resposta, o cérebro dá a ordem para contrair ou relaxar aquele músculo, a fim de protegê-lo. É por isso que, enquanto você alonga e está próximo do seu limite, acontece a contração involuntária. O SSS é o recurso fisiológico ao contrário para obter maiores resultados do alongamento. Funciona da seguinte maneira:

a) alongar o músculo até o limite;
b) contrair o músculo numa contração isométrica por oito segundos;
c) alongar o músculo um pouco a mais do limite durante o relaxamento do músculo;

Esse é um dos melhores métodos para o ganho de flexibilidade.

Vamos aos exercícios.

1. Abrir o máximo do espacate que consegue, fica por 30 segundos. Fecha, segura, abre novamente em outra direção (frontal com pernas diferentes, lateral).





2. Deite-se próximo a uma parede. Encoste o bumbum na parede, com as pernas retas para cima, usando a parede como apoio. Vá abrindo as pernas, na posição lateral, devagar, até alcançar seu limite. Fique por 30 segundos, depois feche as pernas e dobre-as, abraçando os joelhos. Fique nesta posição por oito segundos, e repita o exercício. Faça quatro vezes.



3. Usando como apoio o encosto do sofá, coloque uma das pernas em cima, como se fosse uma barra. Faça pliês com a perna de base. Faça 8 vezes. Faça com a outra perna.



4. Ainda usando a barra, coloque a perna, deslise, segurando-se, até chegar ao máximo que conseguir (a). Volte devagar, faça suplex (b) e em seguida faça cambret ao lado, e volte à posição inicial, retirando a perna e fazendo com a outra perna. Faça 4 vezes de cada lado.

a)



b)


5. Apoiando-se no encosto de um sofá ou de uma cadeira, faça grand battiments, o mais alto que puder, à frente e ao lado (um chute com perna esticada o mais alto que puder, voltando à posição inicial).



6. Borboleta ao contrário. Fique 1 minuto na posição ou no mínimo 30 segundos. Junte as pernas com os joelhos dobrados e sente sobre elas e fique dez segundos na posição. Faça 3 vezes.


7. Espacate de joelhos dobrados. Tente ficar na abertura máxiam que conseguir, durante 30 segundos (o mínimo, pois o ideal é 1 minuto). Dobre os joelhos, sente sobre as pernas e fique por 10 segundos. Faça 3 vezes.


8. Sente-se no chão, com uma perna em borboleta, e a outra atrás, em arabesque. Segure o pé da perna de trás, e dobre a perna, deixando o joelho no chão, dobrando o máximo que puder. Fique assim por 30 segundos (no mínimo, o ideal é 1 minuto). Em seguida, coloque a perna de trás para a frente, dobre e abrace os joelhos junto ao corpo. Fique nesta posição por dez segundos. Faça 3 vezes cada perna.


9. Sentada, separe as duas pernas o máximo que conseguir. Segure o pé esquerdo por, no mínimo, 15 segundos e repita o processo com o pé direito. Isso ajudará com os espacates direitos e esquerdos (frontais).


10. Deite-se de costas com as pernas esticadas. Puxe a perna esquerda ou direita, na direção do peito, mantendo-a esticada. Fique na posição por, pelo menos, 15 segundos e repita com a outra perna.




Fonte Fonte Fonte


Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!




Clube de Autores     -     AgBook





Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Saraiva     -     Submarino















Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Cultura     -     Submarino

Comentários

  1. Oi. Amei as dicas. Tenho 26 anos e nunca nem tentei. É possível conseguir nessa idade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, é possível com qualquer idade! algumas pessoas tem uma flexibilidade natural maior do que outras... mas o segredo é persistência. Também tenho 26 e estou quase lá. Bjss

      Excluir
    2. Carol, é possível com qualquer idade! algumas pessoas tem uma flexibilidade natural maior do que outras... mas o segredo é persistência. Também tenho 26 e estou quase lá. Bjss

      Excluir
  2. Tenho 11 anos e minha perna já e muito,mais muito musculosa pelo fato que já fiz natação e podemos dizer voleibol. posso conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode. O fato de ser musculoso ou não é indiferente neste caso. O espacate aumenta de acordo com o aumento do alongamento de músculos, tendões, ligamentos, etc. E isso se dá com exercícios de alongamento diários, sempre respeitando seus limites, ultrapassando um pouquinho a cada dia. O fato de seus músculos terem hipertrofia (muito desenvolvidos) não é um fator determinante, até porque se você parar de exercitá-los, eles voltarão a como eram antes. Os seus músculos serão do tamanho necessário ao esforço que você coloca sobre eles, apenas para ajudá-la a realizar este esforço, e isso independe do alongamento.

      Excluir
  3. No espacate lateral tenho muita dificuldade em deixar o joelho para cim e isso me atrapalha. Tem alguma dica de como posso melhorar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, é bom procurar um fisioterapeuta, pois talvez você possa ter um encurtamento na cadeira posterior.

      Excluir
  4. Adorei todos... começo hoje minha jornada.

    ResponderExcluir
  5. Como faço para recuperar minha elasticidade de antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, tudo bem? O nosso corpo tende a nos enviar para o estado em que passamos mais tempo. Por isso, quem passou muito tempo magro e engorda, depois que inicia um regime geralmente começa a perder peso mais rápido do que quem ficou muito tempo gordo na vida. O mesmo acontece para o alongamento. Você perdeu elasticidade com o tempo, mas quando voltar a se exercitar, seu corpo irá, pela memória, te jogar para onde você estava antes. Não vai demorar muito a se recuperar. Persistência.

      Excluir
  6. Fazendo esses alongamentos diariamente, o resultado aparece em quanto tempo?

    ResponderExcluir
  7. Abrir espacate fortalece as pernas e o quadril?

    ResponderExcluir
  8. Toco bateria e quando faço movimentos repetitivos com as pernas sinto um desconforto na virilha!

    ResponderExcluir
  9. olá,
    tenho 43 anos, iniciei ballet para adultos. Tenho excelente alongamento, mas ainda não alcancei um nível de en dehor bom, e também meu espacate ainda não "zerou". É possível já nessa idade chegar a níveis mais elevados de aberturas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista. Continue. É mais difícil, mas não é impossível. Nossos músculos e tendões são estimulados pelos exercícios.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá sou amanda tenho 12 anos e nunca tentei fazer abertura , será que com essas dicas eu consigo?

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,adorei as dicas,faço pilates solo,minha maior dificuldade e fazeralongamento frontal,tenho 50 anos,será que consigo??

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oii tenho 12 anos e quero muito aprender a fazer isso! Quantas vzs tenho q fazer esses exercícios para conseguir ? E quando eu vou abrir o espacate a minha perna esquerda ela entortar, oq posso fzr pra melhorar isso??? Presiso muito da sua ajuda pfv, quero aprender a fzr, para surpreender minhas amigas !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisiane. Faça os exercícios diariamente, e vá até onde for confortável para você. Não force demais para não se machucar. Não adianta tentar apressar as coisas. O espacate acontecerá no momento certo, ok? Abraços!

      Excluir
  15. Olá tenho 12 anos E adorei as dicas mais eu queria saber quanto tempo mais ou menos leva para aprender o espacate? Exemplo:Tipo se eu trenar todo dia no máximo 3 horas eu poderia aprender em quanto tempo mais ou menos? Lembrando que sempre quando tento fazer o espacate a minha perna rlas não se anbre e dobra de lado, me responde pvff quanto tempo levaria???????

    ResponderExcluir
  16. Ser muito magro atrapalha fazer abertura frontal

    ResponderExcluir
  17. Tenho 50 anos e faço abertura frontal com muita facilidade, mas não entendo pq não consigo fazer a abertura lateral. Será possível?

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tenho 13 anos e não sou nem um pouquinho elástica, e se tento minha perna dói, pode me dar algumas dicas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja