A Mulher Vestida de Sol


"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma cora de doze estrelas sobre sua cabeça." (Apocalipse 12:1)

Esta é uma das imagens mais belas que tenho da Bíblia em minha mente. A internet está cheia delas, mas nenhuma faz jus à beleza que tenho em mente.

Algumas pessoas traduzem essa imagem de forma diversa de seu real significado. Alguns dizem que ela representa a virgem Maria, porque ela estava grávida do Filho de Deus. Mas o significado da mulher vestida de sol é muito mais profundo. Ela não representa UMA MULHER. Ela representa UMA NAÇÃO.

A mulher vestida de sol representa a nação escolhida, o Israel de Deus. A coroa de 12 estrelas sobre sua cabeça são as 12 tribos. E sim, ela estava grávida do Filho de Deus, pois Jesus nasceria desta nação. E o Dragão, que representa Satanás, estava à espera para matá-lo, mas o texto mostra que Ele foi assunto aos céus, mostrando a vitória do Rei Jesus. Depois disso, há a palavra profética sobre a mulher.

"E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias." (verso 6)
"E quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz ao Filho do homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, dois tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente." (versos 13 e 14)


Aqui, nesta palavra profética, a mulher vestida de sol (iluminada, destacada entre as outras), representa a nação de Israel, que é atacada em guerras, sofre há muitos anos, e que um dia fugirá para o deserto quando o iníquo iniciar seu reinado.

Uma ministração profética sobre a Mulher Vestida de Sol é uma ministração profética sobre a nação de Israel.

"Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam." (Salmo 122:6)

Devemos profetizar a paz sobre o Israel de Deus, sobre Jerusalém e sobre os judeus, que sofrem perseguições em todo o planeta, e também em seu território, a região de maiores conflitos do mundo.

Esta postagem se destina a ajudar os ministros a criarem uma ministração profética sobre a paz de Israel usando como ícone a Mulher Vestida de Sol.

1. Vestes

Vestidos são o melhor. Use saias em degradê ou uma saia duplo godê. Use tecidos brilhantes, como a seda, o cetim, e outros que você encontra no Catálogo de Tecidos do blog. Procure tecidos dourados maleáveis com leve brilho. Você pode fazer detalhes dourados e amarelos. Pode usar tecidos bordados também. Renda amarela, dourada, paetês brilhantes, tudo para os detalhes: cinto, faixa, corpete, dependendo do desenho do vestido. Tecidos como o brocado são mais duros, com pouco caimento, que servem melhor nos corpetes. Para as saias procure tecidos maleáveis. Para as mangas opte pelos leves e transparentes. Se for usar véus acoplados às saias ou às mangas, opte por tecidos leves e transparentes com leve brilho, como a organza cristal, entre outros, que você pode observar no Catálogo. Você também pode usar o símbolo da bandeira de Israel, que é o hexagrama, ou estrela de seis pontas, contextualizada.

Aqui vão algumas imagens de internet.

O vestido acima tem como base uma calça pantalona larga com godê em cada perna feita com tecido maleável e brilhoso. Por cima, vestido de tecido leve e semitransparente, com detalhe em cetim com aplicações de brilho ou lantejoulas. Há o detalhe também do cinto. Esse modelo é interessante porque é feito para outro propósito, peguei porque achei o modelo legal. Neste aí, o cinto possui um vaso, derramando óleo, cujas gotas são os detalhes aplicados na faixa dourada da saia. Você pode remodelar, para um sol ou algo do tipo. O collant é puxado para o dourado e tem mangas três quartos.


Este vestido tem várias aberturas, por baixo ela usa uma semipantalona branca.






2. Adereços

Uma coroa é o principal adereço. Não é qualquer coroa. Ela deve ter 12 estrelas, bem evidentes. E, é claro, dourada.

Alguns modelos:

O modelo acima é o mesmo da coroa usada pela Igreja Católica para a virgem Maria, já que para alguns ela é a mulher vestida de sol. Coloquei este modelo porque achei interessante o fato de as 12 estrelas não terem sido incorporadas à base da coroa, como seria de se esperar, mas o inesperado, de colocá-las num arco, à volta da coroa. Essa ideia de se colocar as estrelas fora da base da coroa pode ser um ponto de partida para a criação de um desenho de coroa diferente. Fica a seu critério.

Aqui está um modelo de coroa, usando as estrelas (aqui só há sete) no formato da coroa. Coloquei também por causa do detalhe de pente nas bases da coroa, para melhor fixação no cabelo. O formato é de tiara.


O modelo simples acima é feito de emborrachado, colado ao diadema. Se você fizer um trabalho bem feito, fica muito legal. Use EVA, papel dourado, miçangas amarelas e laranjas, pedrinhas douradas, enfim. Use sua criatividade, mas nada de fazer coisas "labroeiras", como se fosse trabalhinho de artes da escola. Saiba que é para o Senhor. Faça seu melhor.

Aplicação de arames e estrelas em diadema também. Um modelo que fica muito bonito com estrelas douradas, usando glitter e tudo o mais.

Uma fita e estrelas coladas. Aqui as estrelas são berloques comprados em lojas de montagem de bijuterias.

Mesma ideia anterior.

Diadema feito de estrelas.




A mulher vestida de sol tem a lua a seus pés. Isso me dá duas ideias. A primeira é cobrir o chão de branco. Mas se for tecido, coloque somente na entrada, para não escorregar no momento da dança. A segunda, é a representação da lua estar nas sapatilhas, de ponta ou meia ponta. Miçangas, lantejoulas, glitter, paetê. Cuidado com a parte onde você fica na ponta (base da gáspea), para não escorregar.






Em vez da fita de cetim original da sapatilha, costure fitas de cetim diferentes. Nos armarinhos, existem fitas muito bonitas, algumas com degradê e outras com glitter. Encontre a que você achar mais bonita e costure da mesma forma que a original. Se a sapatilha que for usar for a meia ponta, você pode costurar assim mesmo a fita para dar uma nova roupagem a ela. Se for a sapatilha aranha, você pode usar tinta spray prateada e colar algumas pedras, que você encontra em lojas de produtos para bijuteria.

Véus dourados e alaranjados são um bom adereço de dança.





A dança pode ser solo e usar esses adereços. Mas também pode ser uma dança conceitual, onde os símbolos atrelados à mulher vestida de sol podem estar nos outros componentes do grupo, como por exemplo, as doze estrelas estarem sendo representadas pelos outros ministros. Aí os adereços podem estar nas roupas, nos véus, em fitas grd douradas, arcos de fitas, arcos (bambolês), etc.





Outro adereço que pode ser usado é uma bola, pequena ou média. Ela pode ser dourada, simbolizando o sol, ou branca, simbolizando a lua, para a Mulher.





3. Passos de Dança

Sugiro alguns lifts ou pegadas em grupo em determinados momentos (quando o grupo ergue a mulher vestida de sol).








4. Maquiagem

Preciso dizer? Dourados e amarelos!





A de cima, com Alice Salazar, tem o tutorial dela no youtube.com no seu canal.












5. Unhas







6. Cabelos










7. Sonoplastia

Você pode montar o audio que será usado durante a ministração, não só com uma música, mas com algumas coisas como: som de schofar, a leitura do texto de Apocalipse que cita a mulher vestida de sol, uma música instrumental ou o trecho de uma música original em hebraico, uma música que fale de Israel e de paz, enfim.

Um ótimo programa que é download gratuito e é super leve, fácil de usar, para edição de músicas é o Audacity. É o programa que eu uso para cortar músicas, cortar trechos de músicas e inserir em outras, colocar sons de outras músicas num só audio e preparar o audio para ministração. Você pode inserir efeitos de fade in no início e fade out no final ou em qualquer parte da música (é quando ela sai do silêncio até a altura da música ou vai diminuindo no final até ficar sem som). Tem ótimas ferramentas. O link para baixar o programa está AQUI.

Algumas sugestões de músicas para usar nesta ministração.

"Jerusalém" - Cristina Mel (o início é bem lento, depois ela muda para o ritmo típico judaico, inclusive em lingua hebraica, e você pode escolher a parte que interessa e editar no audacity).
"Yerushalaim Shel Zahav" - Ofra Haza (essa música tem no youtube é incrível! Já imagino uma entrada aqui... é considerado o segundo hino nacional de Israel)
"Shema Yisrael" - Micha'el Ben David
"Amor por Jerusalém" - Myllah Karvalho
"Paz pra Jerusalem" - Fernanda Brum (há um texto bíblico em hebraico no início)
"Le Shalom" - Sergio Lopes (toda em hebraico)
"Osse Shalom" - Leonardo Gonçalves (também em hebraico, começa com uma longa oração hebraica cantada à capela)
"Messias" - Renascer Praise 7 (início lindo com Schofar/trompa, que inicia com o som tradicional e depois toca Yerushalaim Shel Zahav, que pode ser editado com audacity)

Deus te abençoe ricamente!

Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!














Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja