quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Aumentar o En Dehors


Uma das coisas que preocupam um estudante de ballet, ou um ministro de dança em seu caminho para melhorar suas habilidades técnicas, sem dúvida, é o en dehors (extensão dos pés e joelhos voltados para fora, rotação do fêmur para fora, juntamente com joelhos e pés). A preocupação é justificada: o en dehors comanda os movimentos no ballet, sem falar que não é muito bonito ver um ministro ou bailarino não fechar uma quinta posição direito ou fazer um pas couru com os pés voltados para frente.




No entanto, antes de ficarem desesperados, saibam que um en dehors de 180 graus não é necessário para se fazer ballet. E mais: ter um en dehors escandaloso não é suficiente para se criar um bailarino. É muito mais bonito ver alguém com um en dehors razoável, mas que executa os passos de forma limpa e com expressividade do que alguém com en dehors digno de Bolshoi, mas incapaz de esticar os pés, não termina os movimentos direito ou dança com "cara de parede".

Outra coisa que vocês precisam saber é que o en dehors é grandemente determinado pela forma de sua pélvis, mas precisamente pela rotação da cabeça do fêmur na pélvis. Outras coisas que influenciam são os ligamentos e os músculos dos seus quadris e isso pode ser diferenciado nos lados do seu corpo.

Exercícios para en dehors de autoria de Irene Dowd, coreógrafa que trabalha com o National Ballet School of Canada.

***

Exercício 1

Deite-se de lado tentando manter a posição que você teria se estivesse de pé.
Dobre os joelhos até os pés ficarem alinhados com os quadris.
Levante a perna de cima ainda dobrada, tentando girar seu en dehors ao máximo. Segure a posição por duas contagens de 8 e repita 4, 8 ou 16 vezes.


Exercício 2

Deite de lado e dobre as pernas para trás num ângulo de 90º com as coxas.
Desenhe o número 8 com o joelho, para fora e para dentro. Repita 4, 8 ou 16 vezes.


Exercício 3

Deitada de lado com as pernas dobradas, faça um developpé (figura de pé, o exercício é deitado), com o pé apontando para cima. Faça um enveloppé de modo que o pé fique na frente do joelho da outra perna.
Repita o movimento mas desça o pé um pouco atrás do joelho dessa vez.
Sem tirar o pé dessa posição, desça o joelho e você sentirá a coxa se alongando.




Exercício 4

De barriga para baixo, posicione as pernas como se estivesse fazendo um sous-sous (figura), com a perna que você vai trabalhar em cima.
Faça 4, 8 ou 16 círculos com essa perna, primeiro em en dehors, depois em en dedans.



Exercício 5

Alongue a perna na segunda posição e faça círculos em en dehors e en dedans.


Exercício 6

Sente com a perna que você está trabalhando dobrando para trás e a outra dobrada para frente.
Alongue os quadris, movendo-os para cima e para baixo.


Exercício 7

Estique a perna de trás mantendo o en dehors



Exercício 8

Vire o corpo em direção à perna de trás e alongue a outra perna, sentando em segunda (tente deixar seu peso no meio).


Exercício 9

Deixe a perna que você não está trabalhando para trás en dedans e a que você está trabalhando para frente en dehors.
Faça 4, 8 ou 16 círculos en dehors e en dedans, tirando a perna ligeiramente do solo.


REPITA TUDO COM A OUTRA PERNA.


***

Espero que estes exercícios ajudem você como ministro de dança e todo o grupo de seu ministério.
Deus te abençoe.

Fonte.


4 comentários:

  1. Olá!
    Já disse que sou super fã do seu blog?
    bjãO

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  2. Obrigada May, por estar sempre presente no blog. Realmente, espero que ele seja bênção de Deus pra tua vida.

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  3. infelizmente na bahia ñ tem ballet para adulto mas estou aprendendo pela internet

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