Recurso Coreográfico - Deslocamento


Como já diz no nome, é o deslocamento, ou seja, sair de um lugar para outro. O movimento não é executado num único lugar, cada um no seu lugar específico no palco. Não. Ao contrário, vários deslocamentos são realizados na sequência de passos. E podemos realizar esses deslocamentos de diversas maneiras.

Clique em Continue Lendo para saber mais.


Como se trata de movimento, não terei imagens para mostrar de pessoas nesse deslocamento, mas coloquei alguns esboços e gifs para ajudar na assimilação.

1. Deslocamento em Fila

Este é o mais fácil de todos. Um primeiro guia e os demais vão atrás, com a mesma sequência de passos. Pode ser apenas uma corrida, ou caminhada com passos, giros, etc.

Você pode criar um desenho a ser feito pelo primeiro da fila, onde todos irão seguir. Pode ser um simples círculo, mas podem ser desenhos mais elaborados, como estes:


Neste deslocamento, o primeiro da fila, seguido pelos demais, faz um desenho, correndo ou caminhando, no chão, como um círculo grande, mas em vez de fechá-lo com o último da fila, ele vai continuando a correr/caminhar em direção ao centro, fazendo o movimento da espiral. Quando chegar ao centro, faz uma curva fechada, voltando pertinho da fila, fazendo o movimento de volta.


Há outros desenhos para serem realizados em fila:



2. Deslocamento em Filas Separadas

É quase a mesma coisa que o Deslocamento em Fila, só que, como temos duas filas, o movimento fica mais elaborado. Por exemplo: um deslocamento em círculo, onde há duas filas, cada primeiro da fila vai para um lado, e podem se "cruzar", formando um círculo interno e outro, externo, mas cada um girando num sentido diferente.

Também pode ser feita a espiral, em duas filas, e depois a fila se tornar uma, como o exemplo abaixo:



As filas separadas também podem realizar um deslocamento onde as duas filas se cruzam.


3. Deslocamento em Círculos Concêntricos

Vale a criatividade de cada um aqui. São dois ou mais círculos, cujo centro é o mesmo, e o deslocamento pode ser no mesmo sentido, sentidos diferentes, o círculo de dentro passa entre os integrantes do círculo de fora, etc. Aqui vão alguns exemplos:




4. Deslocamento Irradiando

Aqui eu tenho várias filas, irradiando do mesmo centro, e um deslocamento para fora (também pode ser no sentido inverso).



Existem outros deslocamentos, e você também pode criar os seus.

Um vídeo do Estúdio do Corpo com exemplos de deslocamento. Observe que também há outros recursos coreográficos já vistos aqui no blog.



Que Deus te abençoe!


Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!


Clube de Autores     -     AgBook



Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Saraiva     -     Submarino












Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Cultura     -     Submarino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja