Ballet Contemporâneo
Afinal, o que é ballet contemporâneo?
Para explicar isso pra vocês, vou fazer um breve resumo. Seguido de alguns vídeos de dança contemporânea gospel, acrescidos de comentários meus.
Não há como compreender a dança contemporânea por um conjunto de regras, ou aprisioná-la em terminologias, etc. A dança contemporânea vai além disso. Na verdade, ela desenvolveu os sistemas e métodos criados na dança moderna, mas não é uma técnica específica.
O mais interessante é a linguagem artistica da dança contemporânea. Ela não é teatro, música, cinema ou literatura, e não precisa de uma mensagem específica para existir. Muito menos trilha sonora completa. A idéia da dança contemporânea é que a dança seja uma linguagem completa, sem necessitar de nada além do corpo do bailarino e seus movimentos para se expressar. Por tanto, dentro deste conceito, a música, por exemplo, é dispensável, pois o próprio corpo do bailarino pode produzir música. O som da respiração, por exemplo, é explorado em algumas companhias de dança contemporânea como trilha sonora. Alguns criam suas trilhas sonoras a partir de sons comuns, sem ser necessariamente uma música. Sons completamente comuns, do nosso cotidiano, como uma buzina de carros, o tic-tac de um relógio, o som do vento, pode ser uma trilha sonora.
Partindo deste conceito, a música sendo dispensável, dentro da dança contemporânea gospel não é necessário que a música tenha letra. Uma música instrumental pode servir de base para a dança. Aliás, é um estilo muito difícil de se fazer, pois se confunde muito com a dança moderna.
Em termos gestuais, se a dança moderna iniciou com a quebra de regras do ballet clássico, a dança contemporânea vai além disso. Ela busca movimentos novos, conexões e formas diferentes de se movimentar as articulações do corpo, modos diferentes de se colocar dentro de uma coreografia. A criação é completamente livre, e não há terminologias específicas. O coreógrafo tem a liberdade de usar o corpo do bailarino da forma que bem entender para encontrar o meio mais eficaz de expressar o que deseja. A dança, por si só, é uma linguagem.
"O corpo, na dança contemporânea, é constituído, na maioria das vezes, a partir de técnicas somáticas, assim, trazem o trabalho da conscientização corporal e do movimento." (Francielly Farias, aluna de dança contemporânea da Escola Bolshoi).
"Na dança contemporânea, é necessário a transgressão das regras. É preciso transgredi-las e afastar-se delas constantemente, opondo-se sempre que deixarem de seguir exatamente os movimentos da alma, que não se limitam necessariamente a um número determinado de gestos, isto é, não perder um determinado ponto, deixar o corpo fluir sem limites de acordo com os movimentos, não apenas executá-los e sim, senti-los." (Jean George Noverre - um dos pioneiros da dança contemporânea)
"O ser humano pode, e deve, usufruir mais de suas habilidades criativas e ir bem mais longe. Esta é a proposta da dança contemporânea, na medida em que dá mais liberdade ao bailarino, o incentiva a ir além dos seus limites e a cada dia evoluir junto com a dança." (Francielly Farias)
O figurino, a maquiagem, o cenário, são coisas adicionais. Como a dança contemporânea é completa sem esses adicionais, eles podem existir ou serem minimalistas, vai depender do conceito do coreógrafo. E há liberdade para trabalhar tudo na dança contemporânea, desde o clássico até gestual cotidiano. Sem se prender a nenhum deles, mas criar uma identidade própria.
Eu fiz uma pesquisa sobre dança contemporânea no meio evangélico, e foi bastante difícil encontrar, pois muitos colocam qualquer coisa como dança contemporânea, quando não é. Às vezes é apenas uma dança que prima o gestual, sem sair disso. Se houver um conceito, o que muitas vezes não há, poderia ser. Algumas outras vezes, a dança moderna é confundida com a dança contemporânea. Bastou ir para o chão, já se confunde com dança contemporânea.
Encontrei alguns, e vou colocá-los para vocês. A música nestes vídeos ainda é uma essência da dança, ainda não chegou ao patamar de "dispensável" para a dança.
Cia Vivian Lazzerini
A única coisa que não gostei foi a quantidade de cânones, o que come tempo na música com a mesma coreografia. Mas é um bom exemplo de contemporâneo sem ir para o chão. Início sem música já faz parte da dança.
Katia Mello (Estudio do Corpo)
Um bom exemplo de dança contemporânea, com exploração de novos movimentos, esquecendo mais o clássico (sem negá-lo) e buscando novas formas de ação.
Cia Rhema - Trailer do Espetáculo Paredes
Espetáculo de dança contemporânea. Não vi o espetáculo inteiro, mas o pouco do trailer dá pra perceber que o clássico ainda está presente, e há uma linha tênue entre o moderno e o contemporâneo, sem muita exploração de novas formas de movimento.
Lukas Favero - Continuar
No início, ele busca novos movimentos, outras maneiras de se erguer e cair no chão, formas de se apoiar nas mãos e nos pés, mas em seguida, cai novamente no clássico, e não volta mais pro contemporâneo. Não prosseguiu nas suas descobertas. Uma pena, pois a idéia inicial era muito boa.
Ministério Equilíbrio - Abismo
Esta coreografia é um belo exemplo de dança contemporânea. Observe os detalhes da mão da bailarina, logo no início. Como apresentação, foi perfeito. Mas, ao colocar legendas do vídeo no youtube, o ministério define que precisa da literatura/linguagem escrita para se fazer entender, como se a dança não fosse uma linguagem completa. E, se você observar, as legendas não são necessárias, pois a mensagem está muito clara. O figurino e a maquiagem são ótimos, e os movimentos muito interessantes. A música é o tipo que é dispensável, se quiserem, pois a dança não deixará de ser uma linguagem. Parabéns ao grupo.
Para explicar isso pra vocês, vou fazer um breve resumo. Seguido de alguns vídeos de dança contemporânea gospel, acrescidos de comentários meus.
Não há como compreender a dança contemporânea por um conjunto de regras, ou aprisioná-la em terminologias, etc. A dança contemporânea vai além disso. Na verdade, ela desenvolveu os sistemas e métodos criados na dança moderna, mas não é uma técnica específica.
O mais interessante é a linguagem artistica da dança contemporânea. Ela não é teatro, música, cinema ou literatura, e não precisa de uma mensagem específica para existir. Muito menos trilha sonora completa. A idéia da dança contemporânea é que a dança seja uma linguagem completa, sem necessitar de nada além do corpo do bailarino e seus movimentos para se expressar. Por tanto, dentro deste conceito, a música, por exemplo, é dispensável, pois o próprio corpo do bailarino pode produzir música. O som da respiração, por exemplo, é explorado em algumas companhias de dança contemporânea como trilha sonora. Alguns criam suas trilhas sonoras a partir de sons comuns, sem ser necessariamente uma música. Sons completamente comuns, do nosso cotidiano, como uma buzina de carros, o tic-tac de um relógio, o som do vento, pode ser uma trilha sonora.
Partindo deste conceito, a música sendo dispensável, dentro da dança contemporânea gospel não é necessário que a música tenha letra. Uma música instrumental pode servir de base para a dança. Aliás, é um estilo muito difícil de se fazer, pois se confunde muito com a dança moderna.
Em termos gestuais, se a dança moderna iniciou com a quebra de regras do ballet clássico, a dança contemporânea vai além disso. Ela busca movimentos novos, conexões e formas diferentes de se movimentar as articulações do corpo, modos diferentes de se colocar dentro de uma coreografia. A criação é completamente livre, e não há terminologias específicas. O coreógrafo tem a liberdade de usar o corpo do bailarino da forma que bem entender para encontrar o meio mais eficaz de expressar o que deseja. A dança, por si só, é uma linguagem.
"O corpo, na dança contemporânea, é constituído, na maioria das vezes, a partir de técnicas somáticas, assim, trazem o trabalho da conscientização corporal e do movimento." (Francielly Farias, aluna de dança contemporânea da Escola Bolshoi).
"Na dança contemporânea, é necessário a transgressão das regras. É preciso transgredi-las e afastar-se delas constantemente, opondo-se sempre que deixarem de seguir exatamente os movimentos da alma, que não se limitam necessariamente a um número determinado de gestos, isto é, não perder um determinado ponto, deixar o corpo fluir sem limites de acordo com os movimentos, não apenas executá-los e sim, senti-los." (Jean George Noverre - um dos pioneiros da dança contemporânea)
"O ser humano pode, e deve, usufruir mais de suas habilidades criativas e ir bem mais longe. Esta é a proposta da dança contemporânea, na medida em que dá mais liberdade ao bailarino, o incentiva a ir além dos seus limites e a cada dia evoluir junto com a dança." (Francielly Farias)
O figurino, a maquiagem, o cenário, são coisas adicionais. Como a dança contemporânea é completa sem esses adicionais, eles podem existir ou serem minimalistas, vai depender do conceito do coreógrafo. E há liberdade para trabalhar tudo na dança contemporânea, desde o clássico até gestual cotidiano. Sem se prender a nenhum deles, mas criar uma identidade própria.
Eu fiz uma pesquisa sobre dança contemporânea no meio evangélico, e foi bastante difícil encontrar, pois muitos colocam qualquer coisa como dança contemporânea, quando não é. Às vezes é apenas uma dança que prima o gestual, sem sair disso. Se houver um conceito, o que muitas vezes não há, poderia ser. Algumas outras vezes, a dança moderna é confundida com a dança contemporânea. Bastou ir para o chão, já se confunde com dança contemporânea.
Encontrei alguns, e vou colocá-los para vocês. A música nestes vídeos ainda é uma essência da dança, ainda não chegou ao patamar de "dispensável" para a dança.
Cia Vivian Lazzerini
A única coisa que não gostei foi a quantidade de cânones, o que come tempo na música com a mesma coreografia. Mas é um bom exemplo de contemporâneo sem ir para o chão. Início sem música já faz parte da dança.
Katia Mello (Estudio do Corpo)
Um bom exemplo de dança contemporânea, com exploração de novos movimentos, esquecendo mais o clássico (sem negá-lo) e buscando novas formas de ação.
Cia Rhema - Trailer do Espetáculo Paredes
Espetáculo de dança contemporânea. Não vi o espetáculo inteiro, mas o pouco do trailer dá pra perceber que o clássico ainda está presente, e há uma linha tênue entre o moderno e o contemporâneo, sem muita exploração de novas formas de movimento.
Lukas Favero - Continuar
No início, ele busca novos movimentos, outras maneiras de se erguer e cair no chão, formas de se apoiar nas mãos e nos pés, mas em seguida, cai novamente no clássico, e não volta mais pro contemporâneo. Não prosseguiu nas suas descobertas. Uma pena, pois a idéia inicial era muito boa.
Ministério Equilíbrio - Abismo
Esta coreografia é um belo exemplo de dança contemporânea. Observe os detalhes da mão da bailarina, logo no início. Como apresentação, foi perfeito. Mas, ao colocar legendas do vídeo no youtube, o ministério define que precisa da literatura/linguagem escrita para se fazer entender, como se a dança não fosse uma linguagem completa. E, se você observar, as legendas não são necessárias, pois a mensagem está muito clara. O figurino e a maquiagem são ótimos, e os movimentos muito interessantes. A música é o tipo que é dispensável, se quiserem, pois a dança não deixará de ser uma linguagem. Parabéns ao grupo.
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