Equilíbrio - Parte 01



Resolvi fazer um combo de informações sobre o Equilíbrio, contendo exercícios, imagens, vídeos, etc. Acredito que é um dos problemas mais recorrentes na dança, e também é um dos pontos mais importantes. Por isso, para acompanhar, clique em Continue Lendo.




Melhore seu equilíbrio - 3 exercícios para aumentar seu equilíbrio

Estes exercícios encontrei no blog Dicas de Dança, mas é possível encontrar o mesmo texto em 3 outros blogs (é só colocar o texto no Google). Então, não há como eu atribuir a autoria do texto.

Estou então compartilhando com vocês.


"Equilíbrio é a habilidade de manter o centro de gravidade do corpo, minimizando oscilação postural. É um estado de equilíbrio corporal caracterizado por completo o silêncio, vazio de forças opostas em todos os lados.

O equilíbrio é conseguido através da coordenação de três sistemas do corpo: o sistema vestibular, sistema motor e sistema visual. O sistema vestibular está localizado no ouvido interno; o sistema motor é feito de músculos, tendões e articulações; o sistema visual envia os sinais visuais dos olhos ao cérebro sobre a posição atual do corpo.

Ficar equilibrada não é uma questão de ficar rigidamente em um ponto. O equilíbrio é encontrado em constante deslocamento do corpo para fazer ajustes sutis.

Dança requer rápidas mudanças no posicionamento do corpo, especialmente nos pés, tornozelos, joelhos e quadris. Porque os olhos não se fixam em um único ponto, um bom equilíbrio é necessário para tornar suaves os movimentos completos.

Os exercícios a seguir devem ajudar a melhorar seu equilíbrio. Estar ao lado de uma cadeira ou parede, no caso você precisa pegar seu equilíbrio.


1. Permaneça descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos dos pés para o chão. Concentre-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas manter os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.




2. Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo em partes iguais entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nesta posição por um minuto, em seguida mude para o outro pé.




3. Fique em um pé, com o peso do corpo dividido entre o calcanhar e a bola do pé. Levante o calcanhar, e gire lentamente para a esquerda (uma volta de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, alterne os pés. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.






Se você perder seu equilíbrio durante os exercícios, tente recuperá-lo com o mínimo ajuste possível. Estenda a mão e toque levemente a cadeira ou parede com a ponta dos dedos. Quando você se sentir firme, tente novamente."

Gostou? Haverá outros posts sobre equilíbrio. Aguarde.

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