Equilíbrio - Parte 01



Resolvi fazer um combo de informações sobre o Equilíbrio, contendo exercícios, imagens, vídeos, etc. Acredito que é um dos problemas mais recorrentes na dança, e também é um dos pontos mais importantes. Por isso, para acompanhar, clique em Continue Lendo.




Melhore seu equilíbrio - 3 exercícios para aumentar seu equilíbrio

Estes exercícios encontrei no blog Dicas de Dança, mas é possível encontrar o mesmo texto em 3 outros blogs (é só colocar o texto no Google). Então, não há como eu atribuir a autoria do texto.

Estou então compartilhando com vocês.


"Equilíbrio é a habilidade de manter o centro de gravidade do corpo, minimizando oscilação postural. É um estado de equilíbrio corporal caracterizado por completo o silêncio, vazio de forças opostas em todos os lados.

O equilíbrio é conseguido através da coordenação de três sistemas do corpo: o sistema vestibular, sistema motor e sistema visual. O sistema vestibular está localizado no ouvido interno; o sistema motor é feito de músculos, tendões e articulações; o sistema visual envia os sinais visuais dos olhos ao cérebro sobre a posição atual do corpo.

Ficar equilibrada não é uma questão de ficar rigidamente em um ponto. O equilíbrio é encontrado em constante deslocamento do corpo para fazer ajustes sutis.

Dança requer rápidas mudanças no posicionamento do corpo, especialmente nos pés, tornozelos, joelhos e quadris. Porque os olhos não se fixam em um único ponto, um bom equilíbrio é necessário para tornar suaves os movimentos completos.

Os exercícios a seguir devem ajudar a melhorar seu equilíbrio. Estar ao lado de uma cadeira ou parede, no caso você precisa pegar seu equilíbrio.


1. Permaneça descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos dos pés para o chão. Concentre-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas manter os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.




2. Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo em partes iguais entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nesta posição por um minuto, em seguida mude para o outro pé.




3. Fique em um pé, com o peso do corpo dividido entre o calcanhar e a bola do pé. Levante o calcanhar, e gire lentamente para a esquerda (uma volta de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, alterne os pés. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.






Se você perder seu equilíbrio durante os exercícios, tente recuperá-lo com o mínimo ajuste possível. Estenda a mão e toque levemente a cadeira ou parede com a ponta dos dedos. Quando você se sentir firme, tente novamente."

Gostou? Haverá outros posts sobre equilíbrio. Aguarde.


Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!


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