Equilíbrio - Parte 4


O equilíbrio nada mais é do que você encontrar seu ponto gravitacional e mantê-lo com resultado de forças atuando sobre ele igual a ZERO. Isto significa que nenhuma força está atuando de modo a pendê-lo para um lado ou para o outro, desarmonizando ou desequilibrando o corpo.

Isso acontece não só com o corpo em repouso, mas com o corpo em movimento.

Brincar com transferências de peso do corpo, mas sempre mantendo o ponto gravitacional equilibrado, é uma das coisas que se faz com a dança. Mesmo dando muitas piruetas, uma bailarina consegue manter seu eixo gravitacional sem pender para um lado ou para o outro.

Uma posição de ballet sempre leva em consideração o seu ponto gravitacional, para que a bailarina ou bailarino não pendam para um lado e para outro.

Observe a imagem:


A bailarina encontra-se numa posição em que o peso do corpo está apoiado na ponta do pé direito. A perna esquerda na posição Attitude naturalmente faria o peso do corpo desequilibrar para trás. Para compensar, o tronco está parcialmente para a frente, e o braço direito para o lado. Completando o eixo, o braço esquerdo para cima.



Esta posição de braços e tronco não é aleatória. A posição dos membros encontra-se de modo a equilibrar o peso do corpo, mantendo o centro gravitacional com força resultante zero, evitando que o corpo penda para trás (peso da perna) ou para frente (peso do tronco). O tronco e a perna anulam a força no centro, fazendo com que o corpo consiga equilibrar-se nesta posição em apenas um ponto no chão (ponta do pé).

O mesmo pode-se observar nas posições de tronco e braços a seguir, para equilibrar a posição da perna suspensa, evitando que o corpo penda no sentido da perna, e saia de seu eixo:










Encontrar uma posição de equilíbrio requer eliminar, naquela posição, a força que te desarmoniza, desequilibra, até que não haja oscilações. Para isso, é necessário observar as posições de todo o corpo: tronco, cabeça, braços e pernas. Um só deslize e tudo vem a baixo.


Imagens: google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja