Espírito Santo e seus Símbolos


Existem diversos símbolos para o Espírito Santo; o mais famoso deles é a pomba por causa de sua personificação nesta forma no momento do batismo de Jesus.

Com esta postagem, falarei um pouco sobre estes símbolos e como fazer uma montagem de coreografia baseada no Espírito Santo, com várias dicas. Que Deus te abençoe com esta postagem. Clique em Continue Lendo para ver a postagem completa.

Atenção: este post contém muitas imagens!

O Espírito Santo de Deus possui vários símbolos, que remetem a sua pessoa.

Baseado neles, podemos criar toda a ministração.

1. Vestes

As vestes para representação do Espírito Santo devem ser brancas*. Podem conter, se desejar, degradê nas barras das saias de combinação vermelho-laranja-amarelo, simbolizando o fogo, um dos símbolos do Espírito Santo.

Prefira vestidos a calças. Opte por uma dança mais clássica. Mas, se ainda assim quiser usar calças, use as pantalonas largas, feitas com tecido de malha, ou calças folgadas de cetim ou seda, e use com uma blusa branca com barras que vão até os joelhos, ou até os tornozelos, costuradas na cintura ou na altura abaixo do busto em formato envelope (umas por baixo das outras). Quando der giros, elas se erguerão, e mostrarão a calça por baixo.

Tecidos suaves**, como seda e cetim, zibeline ou tafetá, que têm brilho. No corpo do tronco, você pode usar malha liganete, helanca, ou mesmo o tecido brocado branco com dourado ou branco com prata. Nas mangas, se quiser mangas longas imitando asas, opte por organza, organza cristal, changeant.







2. Adereços

Um bom adereço para a veste é o véu wings. Opte por tecidos leves que tenham bom caimento e desenvoltura, desenho**. Você pode usar o chiffon, chiffon plissado, a seda, a organza e o lamê. Esses dois últimos são os mais utilizados para fazer o wings. Abaixo véu wings de organza e outros de lamê. Você pode mandar fazer ou comprar pronto em lojas virtuais de artigos para dança.



Outro adereço que pode usar é o véu ou tecido. Um corte de tecido leve, com bonito desenho, medindo entre 1 e 2,5 metros é o adereço perfeito para dança com tecido. Use organza cristal, crepe georgette, tafetá, devorê de seda, seda, gazeline, até mesmo helanquinha e malha cacharrel. O voil apesar de bonito, é bom conferir na hora se tem um bom caimento. Há alguns tecidos de voil que são meio duros, e não dá pra fazer a dança com tecido. A musseline também é muito leve, e transparente. Vai depender do efeito. Se for usar o tecido branco representando as asas da pomba, como símbolo, pode ser. Mas se for usar como fogo do Espírito, prefira seda e tafetá. Se for usar simbolizando o óleo do Espírito Santo, use na cor amarelo ou dourado. Prefira tecidos com brilho e não transparentes, como a seda, o duchese, o slaker, o tafetá.


O fan veil, ou véu leque, é ótimo para fazer o efeito de labaredas de fogo, que também é um símbolo do Espírito. Costurado em leque de madeira, você pode comprar pronto em lojas virtuais de acessórios para dança ou mandar fazer. O tecido é seda. Use em degradê nos tons amarelo, laranja, vermelho e preto na ponta. Fica perfeito.


Vaso de barro para usar como suporte para o véu que representa o óleo também é um ótimo adereço. No início, pode ser apenas um objeto cênico, mas em determinado momento, o óleo pode ser derramado, saindo de dentro do vaso o tecido representando o óleo. Use cor amarela ou dourada para o tecido. Vaso de barro, cor marrom. Um tecido muito bom para isso é o Xantungue. Pode usar também os outros já mencionados, seda, alpa seda, tafetá, cetim, changeant. Outro muito bom também é o charmeuse.




Turíbulo é um objeto para incenso. Como o Espírito Santo também é representado como fumaça em alguns textos, e Ele é o responsável por levar nossas orações a Deus, um bom objeto de entrada é o turíbulo, pois o incenso e a fumaça de incensos são símbolos para orações.



O vento é um dos símbolos de Deus. A palavra Ruah, em hebraico, é a mesma para Espírito e para vento. Pode ser representado com o véu, tecido, ou mesmo com bandeiras. Outras pessoas podem representar o vento, com a chegada do Espírito Santo, representado por uma só pessoa. Os ministros com bandeiras brancas, ou azuis.


A tocha é também um adereço que pode ser utilizado, por possuir fogo que é um dos símbolos do Espírito Santo. Pode compor uma coreografia ou simplesmente ser usada como objeto cênico.


Use muitos tecidos brancos na composição da cena, simbolizando a entrada do Espírito Santo, o céu, o Santo dos Santos, etc.

A água também nos é revelada por Jesus como símbolo do Espírito Santo, em João 7:37-39. Pode ser simbolizada com tecidos leves, transparentes, como organza cristal, que tem ótimo caimento e brilho. Esse tecido serve também para ser usado em grande comprimento, com ministros dos dois lados formando ondas. Um ótimo tecido para formar ondas é a seda.



3. Composição Coreográfica

Como o Espírito Santo está sendo representado, vale utilizar na composição coreográfica movimentos que lembrem os símbolos que representam o Espírito. Por exemplo: saltos, onde as vestes e tecidos se movimentem lembrando asas como as da pomba; mover do tecido lembrando o derramamento do óleo e labaredas de fogo; movimentos no chão lembrando o derramamento do óleo da unção; giros lembrando vento; cambres, lembrando o movimento do vento; etc.




4. Músicas - Sugestões

Aqui vão minhas sugestões para compor a ministração sobre o Espírito Santo. Algumas dessas músicas são católicas. São belíssimas canções inspiradas, todas elas. Deus te abençoe na escolha.

"Vento do Espírito" - Bruna Karla
"Ruah" - Iaweh
"Espírito Santo" - Fernanda Brum
"Espírito de Vida" - Diante do Trono
"Vem Espírito" - Jamilly
"Consolador" - Damares
"O Espírito Santo" - Sarah Sheeva
"Espírito Santo Repousa" - Celina Borges
"Espírito Santo Repousa" - Pe. Reginaldo Manzotti (a mesma música de Celina Borges, mas a versão é mais bonita na minha opinião)
"Espírito de Deus" - Giselli Cristina
"Espírito Santo" - Sergio Lopes
"Santo Espírito" - Jotta A
"Vem Espírito" - Flavinho
"Rios do Espírito" - Ludmila Ferber
"Espirito Santo" - Vanilda Bordieri
"Espírito Santo" - Etiene Pires
"Espírito Santo" - Ísis Regina
"Um Novo Espírito" - Aline Barros
"O Céu se Abre" - Walmir Alencar
"Espírito Santo, Meu Amigo" - Marcus Salles
"Voz do Espírito" - Renascer Praise
"Espírito Santo" - Renascer Praise
"Enviai Teu Santo Espírito" - Eliana Ribeiro
"Santo Espírito" - Laura Souguellis
"Oceano do Espírito" - Adriana Aguiar
"Vento do Espírito" - Aline Barros
"Santo Espírito" - Eyshila
"Vem Espírito" - Jozyanne

Tem muitas outras, mas ainda não consegui catalogá-las todas. Se você tem alguma sugestão que não está nesta lista, deixe nos comentários.


5. Maquiagem

Selecionei algumas maquiagens que podem ser usadas pela pessoa que representar o Espírito Santo ou por outros ministros, que compuserem a coreografia, representando outros elementos identificativos do Espírito Santo, como o fogo, o óleo puro, a água, o vento, etc.

Maquiagem relacionada à pomba:




Maquiagem fogo:


Maquiagem águas:





Maquiagem vento:








6. Penteados

Minha sugestão para penteados é deixá-los meio soltos, meio presos, para dar movimento. Opte por cachear levemente os cabelos se você tiver cabelos lisos. Se tiver os cabelos crespos, prenda parte dos cabelos nas têmporas e deixe o restante solto. Se seus cabelos forem curtos, faça um penteado meio solto. Você pode usar glitter, pontos de luz, presilhas brancas, etc. Escolha penteados com tranças. Aqui tem algumas:




Deixe as tranças com alguns fios soltos, faça tranças meio soltas, meio folgadas. Não aperte muito, como nas tranças de raiz. Se fizer uma trança embutida, deixe solto na parte do comprimento para dar movimento ao cabelo.

Que Deus te abençoe!


* Para saber mais sobre cores, clique AQUI.
** Para saber mais sobre tecidos, clique AQUI.


Espere! Você gostou da postagem? Então dê uma olhada no material feito por mim que está disponível para você e seu ministério!




Clube de Autores     -     AgBook





Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Saraiva     -     Submarino















Clube de Autores     -     Loja Dança Cristã     -     Livraria Cultura     -     Submarino

Comentários

  1. ola boa tard...gostei de td que vi aqui...td mt lindo...
    olha eu queria ver se vc pode me ajudar....
    em que site confiavel eu consigo achar aqueles tecido para wing....ou ele ja pronto....e o leque com tecido tambem...
    pq aqui na minha cidade nao tem nenhum lugar para comprar esse material...
    me ajude por favor,,,
    bjus obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode mandar fazer ou pode comprar em lojas específicas para dança do ventre, pois os dois acessórios são típicos desta dança.

      Excluir
  2. Que beleza que maravilha de Deus ou para Deus, gente estou encanta com tudo,parabéns a todas e todos.

    ResponderExcluir
  3. PAz! Onde consigo comprar o leque que representa fogo e agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fabricar um ou pode comprar pronto ou encomendar em lojas ou casas de costura que fazem materiais para dança do ventre. Este leque vem desse tipo de dança, e com certeza você vai encontrar em sites especializados.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja