sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Criando com o Frevo

O que podemos criar na atmosfera do Frevo?

Primeiro, vamos pensar no que o frevo remete.

- alegria
- júbilo
- regozijo
- celebração

Batzion


Isso porque a música é rápida, ritmada; a dança é recheada de saltos, movimentos acrobáticos; o figurino é repleto de cores fortes e vibrantes.

Então, o que podemos criar dentro desta atmosfera?


1. Escolha da música

A escolha da música é super importante. Apesar de existir músicas apenas instrumentais, o ideal é que se encontre músicas com letras gospel, porque a mensagem nesse caso, o conjunto de passos técnicos do frevo não conseguiriam, por si só, transmitir a mensagem que você quer. A mensagem deve ser complementar.

Existem algumas músicas de frevo gospel, e também outras que podem ser mixadas dessa forma, com a ajuda de um bom DJ.

- "Anjo" (Lucia Brullhardt)


2. Escolha do Figurino

A roupa tradicional do Frevo é uma saia curta e uma blusa mostrando a barriga. Há de convir que isso não tem nada a ver com a nossa proposta. Mas, veja esta imagem:


Nesta foto, está Priscilla, do Batzion, dançando frevo. Observe seu figurino. Ele não foge ao tradicional, mas está bem diferente do que a gente encontra de figurino de frevo.

A moderação é a palavra chave. Só não vale moderar nas cores e no brilho. Frevo é uma dança esfuziante, e requer cores vibrantes e chamativas.


3. Escolha dos Passos

É imprescindível o estudo da técnica do frevo. Conhecer os passos de base, conhecer outros passos, saber improvisar. Todo pernambucano praticamente nasce sabendo os passos iniciais do frevo, mas é preciso estudar, treinar, procurar, buscar. Em breve, disponibilizarei passos basicos do frevo em video-aulas para vocês, aqui mesmo, no blog.

Usar esses passos para realçar a mensagem a ser transmitida. Isso é de suma importância.


4. Propósito de Tudo

Tudo tem que ter seu propósito. Eu não devo criar nada pensando só na beleza plástica, ou na idéia final, o que as pessoas vão pensar, mas em qual o propósito, o que Deus vai pensar, se estaremos fazendo a vontade dEle.


Seguindo essas três dicas, é possível construir uma bela coreografia de Frevo.

2 comentários:

  1. Debynha tenho dois vídeos dançando frevo...do batzion, depois te mando para colocar aqui!!!

    Beijinho!!!!

    Como sempre o post está maravilhoso!!!!
    Glória a Deus!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Prii!! Quero sim, manda visse?
    Beijos!

    ResponderExcluir