A Dança na Bíblia

Olá, amados irmãos em Cristo!
É com grande alegria que posto este estudo aqui no blog, feito por Lucinda Coleman em seu artigo "História da Dança Cristã". Estou transcrevendo apenas um trecho, onde há as palavras hebraicas e gregas para dança e movimentos específicos, e onde estas palavras aparecem na Bíblia. Nem sempre o versículo é traduzido exatamente como no Hebraico ou Grego, mas conhecendo o original, saberemos o sentido daquelas palavras. Poderemos ver que a dança na Bíblia é mais comum do que imaginamos, e que ela é utilizada inclusive em forma poética por Davi e em parábolas ou símbolos, por fazer parte do cotidiano do povo de Israel.

***

PALAVRAS HEBRAICAS PARA DANÇA

CHIYL - girar de maneira circular
"E então disseram: Eis que de ano em ano, há solenidade do Senhor em Siló, que se celebra para o norte de Betel, do lado do nascente do sol, pelo caminho alto que sobe de Betel a Siquém, e para o sul de Lebona." (...) "... e olhai, e eis aí, saindo as filhas de Siló a dançar em rodas" (...) (Juízes 21:19 e 21a)

MACHOWL - uma dança em roda
"Tornaste o meu pranto em folguedo, desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria." (Salmo 30:11)
"Ainda te edificarei e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram." (Jeremias 31:4)
"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza." (Jeremias 31:13)

MECHOWLAH - dança em geral / danças em grupos de dançarinos
"Vindo, pois, Jefté a Mizpa, a sua casa, eis que sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha, não tinha ele outro filho nem filha." (Juízes 11:34)
"Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças." (Êxodo 15:20)

DALAG - saltar ou pular
"Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros." (Cantares 2:8)
"Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo." (Isaías 35:6)

CHAGAG - mover-se em círculos / marchar / celebrar um festival / dançar
"Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava." (Salmo 42:4)
"E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o Senhor ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos." (Zacarias 14:18)

KARAR - dançar ou girar
"E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Daví cingido com uma estola sacerdotal." (II Samuel 6:14)

RAQAD - bater o pé / pular / dançar / saltar
"E sucedeu que, chegando a arca da aliança do Senhor à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração." (I Crônicas 15:29)
"Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de dançar." (Eclesiastes 3:4)

PAZAZ - saltar ou pular
"Ao entrar a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração." (II Samuel 6:16)

GIYL / GUWL - girar sob influência de emoções (comumente regozijo)
"Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: o Senhor reina." (I Crônicas 16:31)
"Para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre na tua salvação." (Salmo 9:14)

ALATS - saltar de alegria / estar jubiloso / regozijar / triunfar
"Quando os justos exultam, grande é a glória; mas quando os ímpios sobem, os homens se escondem." (Provérbios 28:12)
"Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria." (Salmo 68:3)


Palavras que Indicam Movimentos de Adoração

Alguns movimentos descritos na Bíblia como movimentos que indicam adoração. Esses movimentos podem e devem ser usados nas danças de adoração e louvor a Deus, conduzindo o povo a adorar ao Senhor.

SCHACAH - adorar e se curvar
"Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós." (Gênesis 22:5)
"E imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou." (Êxodo 34:8)

BARAK - ajoelhar-se e abençoar
"Então, disse Davi a toda a congregação: agora, louvai o Senhor, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao Senhor, Deus de seus pais; todos inclinaram a cabeça, adoraram o Senhor e se prostraram perante o rei." (I Crônicas 29:20)
"Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o Senhor, om o rosto em terra." (Neemias 8:6)

HALLAL - louvar e celebrar (de onde derivou-se a palavra Aleluia)
"Designou  dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do Senhor, e celebrar, e louvar, e exaltar o Senhor, Deus de Israel." (I Crônicas 16:4)
"Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao Senhor, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao Senhor por se terem lançado os alicerces da sua casa." (Esdras 3:11)


PALAVRAS GREGAS PARA DANÇA

ORCHEOMAI - dançar
"Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes." (Mateus 11:17)

CHOROS - dança em círculo
"Ora, o filho mais velho estivera no campo, e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças." (Lucas 15:25)

AGALLIAO - saltar de alegria / regozijar grandemente
"Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós." (Mateus 5:12)
"Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou" (Apocalipse 19:7)

SKIRTAO - saltar de alegria
"Ouvindo esta saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo." (Lucas 1:41)
"Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas." (Lucas 6:23)

PROSKUNEO - adorar, beijar, prostrar-se em reverência
"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." (João 4:23)
"Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus." (Apocalipse 7:11)

LATREUO - servir, ministrar, adorar
"Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne." (Filipenses 3:3)
"...e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações." (Lucas 2:37)

***

Com esse estudo, chegamos à conclusão que a Dança está presente na Bíblia mais do que nós estávamos acostumados a saber, por causa da tradução para as diversas línguas. Mais do que isso: a dança não só fazia parte do culto solene, como das celebrações e festivais da igreja e dos tabernáculos, e também no cotidiano das pessoas, como cultura. E a dança era abençoada por Deus, o que é maravilhoso!

SOLI DEO GLORIA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja