Salmo 23



Às vezes nós passamos por tantas dificuldades na vida e nem nos tocamos para como Deus olha para nós e como Deus age conosco. Temos a tendência de apenas ver o que está à nossa volta, sem termos uma visão mais ampla. Essa visão ampla não nos pertence. Nossos olhos humanos são incapazes de ver. Só podemos ver pelos olhos da fé, e a fé não vem de nós, é dom de Deus. E não há vergonha nenhuma em pedir fé a Deus.

Quantas e quantas vezes lemos o salmo 23 sem nos dar conta do maravilhoso teor dele? Quantas e quantas vezes abrimos nossas Bíblias nesse salmo, e a colocamos em nossas salas de estar como amuleto para nossa casa?

A Bíblia não é um amuleto. A Bíblia é a Palavra de Deus para nossas vidas, é o pão que nos alimenta, e se não nos alimentarmos dela todos os dias, iremos nos definhar espiritualmente.
Bem, vamos então ao Salmo 23 e sua palavra para minha vida esta semana.

Andei muito doente, eu e alguns membros de minha família, bem como passando por diversos problemas de ordem pessoal e, é claro, espiritual, pois a Bíblia nos diz que "o mundo jaz no maligno", e que "a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados e as potestades do ar". Nossa luta é espiritual.

O Salmo 23 diz assim: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará." (v.1)
Nós temos que confiar em Deus, pois Ele nos proverá tudo. A Bíblia diz que não devemos andar ansiosos com coisa alguma. Nem com nosso sustento, nem com nossas lutas, pois Deus providenciará tudo para o nosso bem.

"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas." (v.2)
Se nós pararmos para meditar e refletir neste versículo, vamos ver que Deus quer o melhor para nós. Talvez, para chegar nos pastos verdejantes e nas águas tranqüilas, precisemos atravessar um vale ou um bosque, onde vamos tropeçar em galhos de árvores, raízes, que poderão nos ferir. Mas temos que confiar que Deus está nos guiando pelo caminho certo, que se estamos ali, é porque é ali que Deus quer que estejamos. Então, confiar é o melhor, para podermos usufruir do melhor pasto, da melhor água tranqüila.

"Refrigera-me a alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." (v.3)
Deus, não importa que problema estamos passando, está sempre conosco. Aqui, o salmista diz que Deus nos conforta, refrigera nossa alma. Ele também é por nós em nossos problemas. Ele nos guia pelos caminhos de justiça. Deus é um Deus de justiça, ele não permitirá que se faça conosco qualquer injustiça. Ele está conosco, ao nosso lado, como advogado e juiz de nossa causa. Não desistamos, Deus, por amor do Seu santo nome, está sempre conosco.

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (v. 4)
Fica claro que Deus não nos promete tirar-nos das aflições. Jesus diz: "No mundo tereis aflições, MAS tende bom ânimo, porque EU VENCI O MUNDO." Isso é maravilhoso. Nós podemos passar pelas lutas que forem, mas teremos sempre sucesso no nome de Jesus. Poderemos passar pela sombra da morte, ainda assim não precisamos ter medo, porque Deus está conosco e ele nos consola. Aqui o salmo não fala em que o cajado tirará de nós a luta e a guerra e o problema, mas que nos trará o consolo para estarmos fortes para a batalha.

"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda." (v. 5)
Havia um costume antigo em que, ao final das batalhas, os vencidos eram amarrados diante de um banquete preparado para os vencedores, para que vissem os vencedores comerem e beberem. Aqui, o salmista faz uma comparação, colocando-se como vencedor diante de seus inimigos, e que Deus providenciará o banquete, isto é, Deus está providenciando a vitória. Ungir a cabeça com óleo tem significados importantíssimos para os Hebreus. Deus escolhia os reis através da unção com o óleo, a bênção diretamente de Deus, através do profeta, vinha com a unção com o óleo. Hoje ainda se unge com óleo quando se quer abençoar, consagrar, ofertar algo diretamente a Deus. Aqui o salmista mostra que Deus, além de fazê-lo vitorioso, ainda o abençoa, o consagra.

"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida: e habitarei na casa do Senhor por longos dias." (v. 6)
Uma promessa maravilhosa.

Veja, irmão(ã). Estamos neste momento nos deparando com nossas próprias vidas. Por que devemos andar ansiosos com nossos problemas? Seja ele qual for: problemas de doença, drogas, vícios diversos, causas na justiça, brigas conjugais, brigas entre irmãos, desrespeito, problemas no trabalho, perseguição por causa do nome do Senhor Jesus, perseguição no trabalho, na escola, em casa, qualquer coisa. Deus está conosco. Ele cuida de nós. Ele dá ordens aos seus anjos ao nosso favor, para que cuidem de nós também. Não precisamos ficar ansiosos, não precisamos ter medo, nem mesmo da morte, porque Deus está conosco e isto é tudo.
Há um ditado que diz: "Um com Deus é maioria". Isso traduz aquele versículo: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Quem será páreo para Deus? Ninguém. Absolutamente.
Se você está com Deus, então não há o que temer.
Muitos dos nossos problemas fomos nós mesmos quem plantamos no passado, e estamos colhendo os maus frutos hoje. Deus não promete tirar o mato que plantamos fora, mas promete estar conosco, ao nosso lado, nos ajudando a passar essa fase e nos protegendo. Nós talvez só estejamos vendo o mato crescido, e não vemos o horizonte preparado por Deus. Mas precisamos ver e enxergar com os olhos da fé que Deus está ali, do nosso lado, nos ajudando a enfrentar o matagal e a capiná-lo, nós mesmos, para limpar o terreno e desobstruir nossa visão.
E lembre-se: tudo o que você planta hoje, um dia você vai colher. "Quem vai andando e chorando enquanto semeia, com júbilo retornará, trazendo seus feixes." Chore hoje enquanto planta, mas plante coisas que agradam ao Senhor. Faça um esforço para fazer apenas a vontade de Deus. Você não irá se arrepender.

Glória a Deus por Sua Palavra, que falou diretamente ao meu coração e tenho certeza que falará ao seu coração também.

Deus te abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja