Ballet de Repertório

É o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. Os mais conhecidos são: O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle, Copellia, Esmeralda, Dom Quixote, etc.

Foto: O Lago dos Cisnes

Diferentemente dos festivais geralmente realizados nas escolas de ballet, onde é mostrado todos os estilos de dança oferecidos pela escola, seja dentro de uma história ou não, o ballet de repertório tem sua história amarrada em episódios, onde conta com corpo de baile, pas de deux (passo de dois - geralmente os casais de primeiros e segundos bailarinos), pas de trois (passo de três, seja masculino ou feminino), pas de quatre (passo de quatro, quando quatro bailarinos ou bailarinas dançam uma parte da cena), solos e cenas com mímicas.

Mas... e quanto aos balés de repertório gospel? Eles existem?

No Brasil, há algumas escolas de dança gospel, voltadas para ensinar a dança, entre elas o ballet, aos que desejam adorar a Deus desta forma, além de aperfeiçoarem na técnica e também pela paixão pela dança. As mais conhecidas são Cia Rhema e Studio do Corpo, mas existem muitas e muitas outras (pena que não em Recife... snif).

A Cia. Rhema criou um ballet de repertório lindíssimo, e que está para sair em DVD. Se chama "Rute, o Ballet".

Veja um trailler:



A mesma companhia já criou espetáculos como "Paredes", interessantíssimo espetáculo de ballet contemporâneo, que vale à pena assistir (já tem em DVD).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja