Adereço - Véu Wings

Um adereço que trás uma bela plástica para uma dança é o Véu Wings. Algumas pessoas não o conhecem por este nome. Já viram em algum lugar, outras até já utilizam na dança litúrgica, mas não sabem sua origem.


Originário da dança do ventre, esse adereço imita asas (wings). Por isso o nome. Ele também tem uma conotação da origem religiosa, egípcia, que são as asas da deusa Ísis.


Por isso, este véu também é conhecido por Isis Wings, ou Asas de Ísis.


Amplamente divulgado na dança do ventre, eu percebi que, fora de seu uso, nesta dança específica, ele poderia ser um belo adereço para as danças cristãs. Então, me deparei com o questionamento: a utilização de um adereço de dança do ventre, que aponta para uma deusa egípcia, no culto ao Deus vivo, não seria afronta e abominação ao Senhor?

Todo ministro de dança deve se perguntar esse tipo de coisa, antes de tomar qualquer decisão. O que Deus quer para nós?

É uma questão delicada. Então, vi este versículo na Bíblia:

"Não chames tu impuro ao que Deus purificou." Atos 10:15.

Se retirarmos o véu wings de seu uso comum (referência a um ídolo) e consagrá-lo ao único Deus verdadeiro, utilizando-o para Sua glória e adoração, estaremos fazendo-o da maneira correta.

Claro, isto poderá levantar questões, e aí surge o que chamamos de "paz interior". Se o ministro orou, consagrou o véu para um uso específico, pediu orientação do Espírito Santo para usá-lo e o usa de forma congruente ao seu ministério, ele está em paz com Deus. Mas, se ainda assim, há algo que o incomoda, é melhor não usá-lo.


Eu prefiro os outros nomes que ele é conhecido: véu borboleta ou asas de anjo. O véu wings pode ser feito de diversos materiais. Já vi de voil, de seda, entre outros materiais. Podem ser plissados, em uma cor só, em degradé, em tecido tingido etc.

O tamanho padrão é de 3m para cada asa e uma altura de 1m50cm, mas você pode encomendar sob medida, numa casa de costura. Também tem hastes de madeira nas pontas, para que possa ser manuseado corretamente.

Existem dois tipos: o egípcio e o argentino. O mais comum é o egípcio, pois possui um velcro para ser preso no pescoço, limitando seu uso como asas de borboleta. O argentino não tem isso, é um tecido inteiro. Dá mais trabalho na hora de manuseá-lo, mas também dá mais opções de uso.


Dançar com o véu parece fácil, mas não é. É preciso ter domínio dos movimentos e força nos braços, resistência física para não deixar o movimento cair. E não ache que o véu irá esconder sua dança. A dança é importante, mesmo manuseando o adereço.

A utilização deste adereço na dança cristã, ou dança litúrgica, deve ser focada no objetivo com o adereço. Por causa de seu formato de asas, ele pode simbolizar os seres celestiais (anjos), bem como a santidade. Ele também pode simbolizar águas, vento, sopro, vida, e então temos uma gama de utilizações, onde poderão ser simbolizados o mover do Espírito Santo e Sua unção.

Na hora de escolher as cores do véu, seja ele liso ou degradé, consulte a tabela "Cores", no menu do blog, onde você encontrará as diversas cores e seus significados na Bíblia. Então, o véu wings poderá ser mais um adereço, seguindo as mesmas dicas do adereço "véu", na guia "adereços".

E já existem pessoas ministrando com este adereço.
Deixo para vocês um vídeo de uma ministração com véu wings, do Ministério Pão da Vida.




Comentários

  1. Vi essas asas hoje e na hora pensei em como seria lindo usá-las nas coreografias que faço na igreja... depois vi que é um adereço usado na dança do ventre... fiquei em dúvida se seria uma boa ou não e me deparei com seu blog, que me tirou as dúvidas, vou orar em relação a isso de depois te conto como vai ser... obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Vc tem alguma video aula de como fazer essa asa?
    Se puder por favor me manda o link pro meu email alexmaia2003@yahoo.com.br
    Desde já agradeço e parabenizo pelo seu blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Vc tem alguma video aula de como fazer essa asa?
    Se puder por favor me manda o link pro meu email wisleyca@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, Não tenho não. Mas não é difícil de fazer. Existem tutoriais na internet, e o último que tive lembrança, na época que mandei uma costureira fazer para mim, é o seguinte: o tamanho do tecido são 3m, duas asas godê, e numa das pontas, você costura um bastão, de cada lado (uma casa para colocar o bastão) e ele deve ter 30cm. Costurar também uma alça para prender em seu pescoço, com velcro, unindo as duas asas no pescoço.

      Excluir
  4. Onde posso encontrar esse véu wings queria muito fazer uma apresentação em minha igreja, já ví em um ministério de dança louvor na terra e fiquei maravilhada com o efeito que dar na dança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode mandar fazer ou comprar em lojas de adereços para dança do ventre.

      Excluir
  5. oi boa noite, também tive duvidas para usa-lo para adoração a Deus, mas depois que li o seu post fiquei mais tranquila e vou fazer dessa forma, vou apresentar diante de Deus para adoração do nome Dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja