Terminologia - Street Dance

Bem, estive fazendo uma pesquisa wébbica, pra tentar juntar toda a terminologia do hip hop e street dance, mas, é claro, é praticamente impossível, visto que no meio sempre tem gírias que variam de local pra local, de crew para crew (grupo para grupo). Então, aqui vai o que consegui juntar. Se você souber de mais terminologias, deixe um comentário que eu atualizo a postagem. Vou tentar colocar um vídeo para cada movimento, mas somente o link, para não ficar uma postagem pesada. Praticamente todos os vídeos são tutoriais, no caso de serem movimentos, principalmente power moves (movimentos que exigem mais força do b-boy e são mais difíceis).

Para o post não ficar muito longo, clique em continue lendo para ver a postagem completa.


Air Chair - Variação de chair. O cotovelo serve para apoiar as costas. Veja vídeo aqui.


Air Tracks - Também conhecido como AirFlare. Mais conhecido no Brasil como Loko, é o movimento em que o b-boy gira, com as mãos no chão, trocando de mãos, as pernas para cima, girando em torno do seu próprio eixo, mas também em círculos. Veja vídeo aqui.

Air Swipes - Parece um pouco com o Air Tracks, mas é marcado por colocar um dos pés no chão. Veja vídeo aqui.

Air Walk - Passo que se caracteriza por parecer que se está caminhando no ar. Veja vídeo aqui.


Baby Bridges - Ponte.

Baby Freeze - Posição em que o b-boy apoia seu tronco em ambas um dos cotovelos, colocando uma das pernas no outro cotovelo. Veja vídeo aqui.

Baby Swipe - Passo em que se troca de pés, alternando o peso do corpo também apoiando-se nas mãos, virando de posição. Veja o vídeo aqui.

Back Freeze - Um freeze em que o bboy apoia-se com as costas no chão. Veja vídeo aqui.

Battles - As batalhas, em que bboys ou grupos de bboys se enfrentam, para ver quem são os melhores dançarinos.

B-boying ou B-girling (Breaking) - surgiu entre os anos 75 e 76, no Bronx (Nova York). O Break Boy ou Break Girl veio do termo Break/B., que é o trecho da música, na maioria das vezes instrumental, que valorizava mais a batida e a linha do baixo. Ficaram conhecidos por B-boy e B-girl os garotos e garotas que dançavam neste momento (break) da música.

Boogaloo - Criado por Boogaloo Sam, em meados de 75, ao observar o andador de um homem velho pela rua e seu movimento. Caracteriza-se por movimentos circulares do quadril. Veja vídeo aqui.

Bronx Rock - Também chamado de Skank. Passo básico de toprock. Parecem chutes alternados. Veja vídeo aqui.

Cannon Ball - Caracteriza-se pelo giro do corpo, apoiado somente em um dos pés e alternando as mãos. Veja vídeo aqui.

CC's - Um tipo de footwork (trabalho com os pés). Sequência de passos com os pés e mãos. Veja vídeo aqui.

Chair - Cadeira. Usa um dos braços ou ombros como cadeira para o resto do corpo. Também tem este nome porque as pernas ficam dobradas, como se estivessem sentadas numa cadeira. Existem variações deste movimento, como air chair, chair freeze, side chair, etc.

Chair Freeze - Uma das variações de chair. Diferente do air chair, em que as costas são apoiadas no cotovelo, no chair freeze o cotovelo apoia o lado do corpo, não as costas. É um pouco parecido na posição com o Baby Freeze, mas nenhuma das pernas se apoia no cotovelo, e apenas uma das mãos sustenta o corpo, e não ambas, como no baby freeze. O chair freeze pode começar com um baby freeze e evoluir para chair freeze. Veja vídeo aqui.


Coffee Grinder - Também conhecido como helicóptero. Uma das pernas gira sob o corpo do bboy, como a hélice de um helicóptero. Veja vídeo aqui.

Crab Jumps - Também conhecido como Floor Jumps. Caracteriza-se por ser saltos sem tirar as mãos do chão, ou alternando as mãos no chão. Tira-se somente os pés. Veja vídeo aqui.

Crow Freeze - Um freeze onde os cotovelos apoiam os joelhos, frontalmente, para tirar os pés do chão. Veja vídeo aqui.

Drop Back - Colocar a mão no chão, de costas, erguendo o tronco para a cima. Veja vídeo aqui.

Elbow Airflare - É como o airtrack, mas são os cotovelos que se apoiam no chão. Veja vídeo aqui.

Elbow Freeze - Com o cotovelo no chão, o b-boy ergue-se, apoiando seu corpo neste braço. Veja video aqui.

Elbow Hand - Variação do peso do corpo entre uma das mãos e o cotovelo. Veja vídeo aqui.

Elbow Slide - Escorregão com os cotovelos no chão. Veja vídeo aqui.


Elbow Spin - Giro, em que a base é o cotovelo. Veja vídeo aqui.

Five Step - Footwork de cinco passos. Veja vídeo aqui.

Flare - As pernas ficam iguais ao windmill, mas o tronco não encosta no chão, ao invés disso, o corpo fica suspenso pelas mãos e braços esticados. Veja vídeo aqui.

Floor Criss Cross - Com ambas as mãos no chão, as pernas alternam-se, cruzando-se. Veja vídeo aqui.

Floor Salsa - Com ambas as mãos no chão, as pernas alternam-se, como num passo de salsa, deslizando no chão. Veja vídeo aqui.

Freestyle - Estilo livre. Originado em meados de 80. Trata-se da modalidade mais frequente na mídia hoje, em videoclips de música rap, R&B, pop. Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música.

Four Step - Quatro passos. Faz parte dos footworks moves, que são movimentos de trabalhos de pés, literalmente. Este possui quatro passos, por isso o nome four step. Veja vídeo aqui.

Footwork - Trabalho de pés. Série de passos com os pés, que levam o nome da quantidade de passos para ser realizado, como three step (três passos), six step (seis passos), etc.

Headspin - Giro com a cabeça no chão. Veja vídeo aqui.


Headstand Freeze - Freeze em que se apóia na cabeça. Veja vídeo aqui.

High Jack - Passo básico do hip hop, em que há alternância de peso das pernas, erguendo os joelhos. Veja vídeo aqui.

Hook - Colocar uma perna sobre a outra, cobrindo um dos pés, estando o bboy com uma das mãos no chão para segurar o corpo na variação.

Ickey Shuffle - Passo básico do hip hop, em que há transferência de peso de perna a perna, mudando-se de posição lateralmente. Veja vídeo aqui.

Indian Step - Passo básico do toprock, muito utilizado antes dos movimentos de breakdance. Caracteriza-se por cruzar uma perna à frente no chão, fazendo para ambos os lados. Veja vídeo aqui.

Kick Out - Também chamado de leg out. Parecem chutes para fora, ou jogar as pernas para fora, apoiando-se em um dos braços. Veja vídeo aqui.

Knee Drop - Passo em que o dançarino cai sobre os próprios joelhos, enrtelaçados. Veja o vídeo aqui.

Locking - Juntamente com o popping, é englobada nas street dance, mesmo sem ter nascido nas ruas. Hoje se pratica junto com o popping ou separado. Veja vídeo aqui.

Octopus - Recebe este nome por lembrar o movimento do polvo. Consiste em ir soltando as pernas, separadas, para a frente e para trás, girando em torno de seu próprio eixo. Veja o vídeo aqui.




Plank Freeze -  Freeze em que se mantém o corpo inteiro esticado, numa linha reta, quase diagonal. Veja o vídeo aqui.

Popping -  Não nasceu nas ruas, mas por não ter escolas para este tipo de modalidade, acabou sendo englobada, junto com o locking e o boogaloo nas danças de rua, ou street dance. Veja vídeo aqui.

Russian Bounce - Andar de lado em um footwork, chutando as pernas alternadamente, apoiado em uma das mãos. Veja o vídeo aqui.

Shoulder Freeze - Freeze em que se apóia em um dos ombros. Veja vídeo aqui.


Side Cross - Toprock. Jogar as pernas, alternadamente, somente para um lado. Veja vídeo aqui.

Six Step - Footwork. Dançar com seis passos. Veja vídeo aqui.


Three Step - Footwork caracterizado por três passos. Veja vídeo aqui.

Toprock - Sequência de passos que se faz de pé, e antecede sequências de passos de breakdance.

Twelve Step - Sequencia em que se lembra os ponteiros de um relógio, marcando doze passos em torno de um único eixo, onde estão as mãos do bboy. Veja vídeo aqui.

Two Step - Também chamado de Roll Out. O dançarino troca de peso girando os pés à frente do corpo, no chão. Veja vídeo aqui.

UFO/Cricket -  Tem esse nome por parecer um disco voador. O bboy apoia-se em ambas as mãos e gira, sem tocar o resto do corpo no chão. Veja vídeo aqui.

Zulu Spins - Também chamados de tornados, ou hurricane. Veja vídeo aqui.

Windmill - Também chamado no Brasil de moinho de vento. Giro com o tronco, onde as pernas ficam esticadas e afastadas, parecendo as pás de um moinho de vento. Veja vídeo aqui.


Observação: Quase todos os vídeos são de vários DVD, de Christopher Styles, com várias modalidades e passos dentro do street dance. Quem tiver interesse, é só comprar os dvds, que estão à venda no site dele: clique aqui.

Quem tiver mais informações, que não estão aqui, é só deixar um comentário, então irei buscar as informações necessárias e os vídeos para atualizar o post.

Espero que tenham gostado! Abraços!!!

Comentários

  1. Olá. Saudações a todos. Gostaria de fazer pequenas observações na postagem, não pretendo me estender muito. A terminologia citada acima referente a Dança de Rua/Street Dance/Danças Urbanas aborda diversas modalidades da mesma, talvez isso não tenha ficado tão claro. A Dança de Rua é um conjunto de modalidades diversas, as mais populares são: B.Boying, Brooklyn Rock, Popping, Locking, House Dance, Hip-Hop Dance, etc. A Dança de Rua é uma das manifestações artísticas que compõem a Cultura Hip-Hop. Bom, em resumo é isso. Para maiores informações peço que visitem o meu Blog onde contém um artigo passando um resumo de cada modalidade. Atenciosamente. Ritmos Diego.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja