Filmes sobre Dança


Gente, quando eu comecei com o ministério de dança, uma amiga ministra de dança passou para mim alguns títulos de filmes com dança que ela me indicava para assistir e ter algumas ideias (além de ter me dado de presente os dvds Profetas da Dança II, Vivian Lazerini Nível II e Príncipe da Paz Diante do Trono).

Então, estava pensando nisso hoje e resolvi fazer uma postagem só com títulos de filmes de dança, para que vocês possam assistir e encontrar mais subsídios para criação. Sem contar que são ótimos filmes! Vale à pena conferir.

Aqui você vai ver títulos de filmes novos e antigos (antigões mesmo!), que você pode ter ou não assistido, e que vai te dar mais informações, ideias, até exercícios.

Vamos ver?

Escolha os que você quer ver, afaste os móveis e vamos dançar!



Essa foi minha pesquisa. Se você conhece algum filme que não está nesta lista, coloque o nome nos comentários!


1. Filmes de Ballet

 Billy Elliot - Um garoto que quer fazer ballet e enfrenta o preconceito do pai.

 Cisne Negro - uma bailarina luta para conseguir o papel do cisne negro, já que seu diretor não acredita que ela seja capaz de encontrar a personalidade do cisne negro nela mesma.

 Pina - documentário/filme sobre Pina Bausch

 A Última Dança - Três bailarinos se reencontram sete anos depois para reensaiar e estrear a coreografia criada pelo diretor de uma companhia, que sofre um derrame, mas sua genial coreografia nunca fora apresentada ao público.

 De Corpo e Alma - Uma bailarina dedicada entra em conflito com sua própria carreira logo após se tornar a principal estrela de uma conceituada companhia.

 A Grande Decisão - A história de duas mulheres cujas vidas foram dedicadas ao ballet. Uma delas abandonou a carreira para se casar e ter filhos. A outra abdicou de todos os interesses pessoais e permaneceu dançando. E ambas desejam aquilo que a outra conquistou. Quando a filha de Deedee se inscreve na companhia de Emma, a amizade das duas é revista à luz de tudo o que passaram.

Sol da Meia-Noite - com Baryshnikov, um bailarino que havia desertado da União Soviética. Quando está a caminho do Japão para uma apresentação, o avião sofre uma pane e aterrissa na URSS. Com medo de ser preso, rasga o passaporte, mas inconsciente, é reconhecido por um militar. A KGB o espiona com um bailarino amador e militar, mas nasce amizade entre eles.

 Dançando para a Vida - Três órfãs são matriculadas numa escola de teatro. Isso realiza o sonho de duas delas: uma quer ser atriz, e a outra bailarina, mas a terceira, que sonha em ser aviadora, fica frustrada com a decisão.

 A História de Margot Fonteyn - Conta a biografia da bailarina.

 The Red Shoes - Sapatinhos Vermelhos - Vicky promete ser uma grande bailarina. Quando se apaixona por Julian, um compositor, seu empresário não gosta do envolvimento dos dois e ela fica entre a carreira e o amor.

 Etóiles - Documentário sobre o Ballet da Ópera de Paris, enquanto se preparam e ensaiam para o Lago dos Cisnes

 Ballets Russes - Documentário que conta toda a história do Ballets Russes, companhia responsável pelo nascimento do balé.

 Só Quando eu Danço - Considerado internacionalmente como o Billy Elliot brasileiro, conta a história de Irlan e Isabela, dois adolescentes que lutam para superar a barreira econômica e social que os separa dos demais alunos do prestigioso Centro de Dança Rio, onde ganharam uma bolsa. Irlan mora no Complexo do Alemão, e Isabella no subúrbio carioca, que enfrenta preconceito de sua professora por ser negra. Para eles, sair do país é a única chance de ter um futuro brilhante.

 La Danse - Mais um documentário sobre o Balé da Ópera de Paris.

The Dancer ou Dansaren - sem informações 

Um Diálogo de Ballet - documentário experimental

Na Mira da Morte - Maya, uma bailarina russa, tem o marido assassinado e passa a ser perseguida pela máfia local. Capturada por policiais corruptos, vê seu drama aumentar quando sua filha é sequestrada. Usa os fundamentos do ballet como arma de luta contra seus inimigos. Fouettés e grand jetés se equiparam às lutas de Bruce Lee.


2. Filmes de Jazz

 Flashdance - Clássico de jazz dos anos 80, uma jovem de garra e talento não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para isso, durante o dia ela trabalha como operária e à noite como dançarina de uma boate. No decorrer do filme, ela se envolve com seu chefe, Nick, e prepara-se para se candidatar a uma escola de dança de prestígio.

 Footloose 2011 - Remake de Footloose de 1984.  Após a morte de sua mãe, Ren vai para uma pequena cidade viver com seus tios. Lá ele encontra oposição à dança e ao rock por parte do Reverendo Moore. Sua revolta contagia toda a juventude da cidade, inclusive Ariel, filha de Moore.

 Footloose 1984 - Ren é um rapaz criado na cidade grande que se muda para uma cidade pequena no interior. Disposto a organizar um baile de formatura, acaba descobrindo que dançar não é permitido na cidade. Decide lutar pela restauração da dança no local e, em meio a isso, acaba conquistando o coração de Ariel, filha do conservador Rev. Moore, responsavel pelo banimento da dança na cidade em virtude da morte de seu filho.

 Se Ela Dança, Eu Danço 1 - Tyler é enviado para fazer serviços comunitários na escola de artes que depredou. Lá ele conhece Nora, uma bela aluna de dança que precisa urgente de um novo parceiro. Tyler está acostumado com dança de rua mas reluta à ideia de ser o novo parceiro de Nora. Aos poucos ele aceita a ideia e se envolve com ela.

 Girls Just Want To Have Fun - A comédia, que no Brasil foi intitulada Dançando na TV, conta a história de Janey e Lynne, amigas que disputam um espaço para dançar no programa televisivo Dance TV. O resultado é uma divertida Sessão da Tarde, com todos os estereótipos dos filmes adolescentes, com Sarah Jessica Parker bem novinha.

 Sob a Luz da Fama 1 - Talentosos, um grupo se dedica exaustivamente à arte da dança, sacrificando até mesmo seus simples prazeres pessoais para treinar com o vigor de atletas olímpicos. Enquanto vivem alegrias e tristezas relacionados ao amor e juventude, eles sonham com um lugar em uma famosa e seletiva academia de dança.

 Sob a Luz da Fama 2 - Tudo o que Kate Parker, bailarina autodidata, sempre quis era dançar na Academia Americana de Ballet, mas como ela não foi aceita, ela pensa que talento natural não basta para quem quer vencer no mundo da dança, e quase desiste. Quase.

 The Chorus Line - Um grupo de dançarinos reúne-se no palco da Broadway, em Nova York, para a seleção de integrantes da linha de coro de um novo musical. Entre eles, Cassie, que há alguns anos teve um tempestuoso relacionamento com o diretor. Ela está desesperada por trabalho o suficiente para humilhar-se e passar por uma seleção comandada pelo ex-namorado, mesmo sendo uma dançarina que já teve ótimos papeis solo.

 Fama - Readaptação do roteiro original de 1980. Num ambiente extremamente competitivo atormentado pela dúvida, a paixão de cada aluno da High School of Performing Arts será posta à prova.

Fama 1980 - Em Nova York, os estudantes de diversas origens sociais de uma escola de artes cênicas são preparados para o mundo das artes.

 Outro Conto da Nova Cinderela - Mary perdeu a mãe dançarina ainda criança, e passou a viver com Dominique Blatt, uma cantora pop que caiu no esquecimento. Quando Joey Parker retorna de uma tournée e vai estudar em sua escola, as coisas mudam. Está chegando o baile de máscaras Preto & Branco. Mary chega com sua amiga, mas de vestido vermelho, o que chama a atenção de todos. Joey a convida para dançar. À meia noite, ela foge e deixa cair seu iPod, e Joey o encontra e fará de tudo para encontrar a menina com quem dançou.

 The Dancer - Filme de Luc Besson. Uma dançarina muda ensina movimentos para crianças adoráveis e ganha o concurso de dança todos os sábados à noite em uma discoteca no Brooklyn. Faz o teste para um show da Broadway, mas é rejeitada quando dá seu nome em linguagem de sinais.

Vem Dançar - Aluna deve decidir entre seguir seu sonho de se tornar uma dançarina ou seguir os desejos de sua família.


3. Dança de Salão

 Dirty Dance - Baby está passando férias com a família num resort nos Catskills. Um dia, ajudando Bob a carregar melancias, ela descobre onde os funcionários do hotel se divertem e dançam. Lá conhece Johnny, o instrutor de dança, e se apaixona por ele. Quando Penny, parceira de Johnny, fica grávida, pede a Baby que dance em seu lugar. Mas Baby é totalmente desengonçada, e Johnny se vê na difícil missão de ensiná-la.

Vem Dançar - Pierre Dulaine é um dançarino de salão profissional que se torna voluntário em uma escola pública de Nova York. Tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta a resistência dos alunos, mais interessados em hip hop. É quando deste confronto nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pierre como mentor.

 Dança Comigo? - Há vários anos o advogado John Clark, especialista em testamentos, leva uma vida rotineira do trabalho para casa. Apesar de amar sua mulher Beverly e seus filhos, sente que algo está faltando em sua vida. John se matricula numa academia de dança por causa de uma bela professora. Ela elimina qualquer possibilidade de envolvimento, mas ele começa a gostar de dançar cada vez mais, tornando-se este o motivo de suas idas à academia, encontrando finalmente o que faltava para sua vida.

 No Ritmo da Dança - O jovem cubano Rafael acaba de perder a mãe e resolve fazer uma viagem para Houston para conhecer seu pai. John gerencia um estúdio de dança e não tem ideia de que é pai do rapaz. Rafael demonstra muito talento para a dança e conhece Ruby, a grande esperança do estúdio para ganhar o campeonato.

 Salsa - À noite, quando escapa de sua rotina diária como mecânico, Rico se encontra em seu verdadeiro elemento: a exuberância do clube de salsa "La Luna". Sonhando que um dia ele e sua namorada serão o Rei e a Rainha da Salsa, Rico coloca toda sua energia nos treinos para vencer a grande competição de salsa de La Luna. Mas quando a proprietária do clube resolve fazer de Rico seu parceiro de dança, ele precisa decidir o que é mais importante: sua ambição ou seu coração.

Tango - Mario Suarez, autor e diretor teatral, apesar da fama está em crise. Abandonado pela mulher, refugia-se nos ensaios de um espetáculo que prepara, sobre o tango.


4. Dança de Rua

 Break Dance, O Filme - Kelly é uma bailarina que através de um parceiro encontra dois dançarinos de rua, para quem a dança é um modo de vida que não tem nada a ver com o que é ensinado nas academias. Aos poucos Kelly vai se interessando pela dança de rua.

 No Balanço do Amor - Sarah é uma garota que sempre sonhou em ser bailarina profissional. Porém seus sonhos vão por agua abaixo quando sua mãe morre num acidente de carro e tem que viver com seu pai em Chicago. Intimidada por sua nova vida, busca refugio nos clubes locais onde conhece um jovem que partilha com ela o amor pela dança. Porém, eles descobrem que a pressão existente entre os dois irá se tornar uma barreira muito maior do que a diferença de cor ou de classe para que eles possam iniciar um romance.

 No Balanço do Amor 2 - Sarah, uma garota cheia de sonhos, espera entrar na prestigiada Julliard School. Mas seu compromisso é posto em xeque, à medida que se encontra dividida entre seu talento para a dança clássica e sua inegável paixão pela cena urbana do hip hop.

 Entre Nessa Dança - Uma verdadeira aula de giros, saltos, acrobacias e outros movimentos que estão na alma do hip hop.

 Se Ela Dança eu Danço 2, The Streets - Andie é uma dançarina de rua rebelde, que entrou para a conceituada Maryland School of The Arts. O local é frequentado pela elite da sociedade, ou seja, pessoas bem diferentes das que está acostumada a lidar. Precisando enfrentar barreiras para se ambientar com os novos colegas, inicia fora da escola um projeto ousado: formar um grupo de dança de rua.

 Se Ela Dança eu Danço 3 - Um unido grupo de dançarinos de rua se une ao calouro da universidade de Nova York, Moose. Eles disputam contra os melhores dançarinos de hip hop do mundo em uma competição de alto risco, que irá mudar suas vidas para sempre.

 Honey - Honey é uma dançarina afro-latina que trabalha num bar e simultaneamente dá aulas de hip hop num centro de juventude. Sonha ser coreógrafa de vídeos musicais, e um dia, quando conhece um famoso realizador, pensa ver sua oportunidade chegar. Com o desencadear da relação, percebe que seu sonho tem um preço muito alto. Quando ela lhe diz não, ele vai fazer de tudo para sabotar sua carreira e afastá-la do negócio.

 O Poder do Ritmo - Um talentoso dançarino de rua conhece a adorável April no primeiro dia da faculdade. Trabalhando como jardineiro para pagar as contas, não se entrosa com os alunos ricos do campus mas uma coisa lhe chama a atenção: a competição de fraternidades rivais conhecida como stepping.

 Honey 2 - Para Maria viver honestamente, significa conviver com a Connie, a mãe de Honey, e manter um trabalho apenas para sobreviver. Porém, uma rara noite de diversão em um clube de dança local lhe dá a oportunidade de mostrar o que ela já tinha esquecido: seu talento para dança. Sua habilidade chama atenção de Brandon, voluntário do Centro Recreativo, que a convida para treinar um grupo de dançarinos talentosos mas indisciplinados.

 O Poder do Ritmo 2 - Na reta final para a decisão nacional de uma competição de dança, as rivalidades na Truth University estão inflamadas.

 Como Ela Dança - Raya é uma jovem estudante cuja irmã acaba de morrer devido às drogas. Forçada a deixar a escola particular onde estava até então e a regressar ao seu antigo liceu de bairro, ela reacende uma antiga paixão pela dança e volta a alimentar o sonho de ser uma estrela, escapando assim também ao destino de seus colegas de bairro.

 A Loucura do Ritmo - A violência dos anos 80 dá lugar ao mundo de dançarinos, cantores de rap, grafiteiros e DJs. É o mundo novo do break, uma verdadeira revolução na música, na arte pop e na dança.

 Wild Style - O filme conta a história de Zoro (lendário grafiteiro Lee) e seu relacionamento romântico e artístico com Ladybug (outra lenda do grafiti Pink). Fala sobre break, grafiti, e o preconceito dessa maneira de realizar arte urbana.

 Street Dance, O Filme - Tendo como objetivo vencer um concurso de street dance, uma equipe se vê forçada a ensaiar com bailarinos da Escola Real de Dança, em troca da utilização do espaço para treinarem. Mas as diferenças não vão se restringir ao estilo de cada um.

B-Girl: Dando A Volta Por Cima - Após sofrer um ataque violento, Angel escutou dos médicos que dificilmente recuperaria os movimentos completamente. Dançarina de hip hop, ela se muda para o subúrbio e se junta ao grupo de dança local, disposta a tudo que possa lhe devolver suas habilidades e quebrar preconceitos.


5. Musicais

 O Picolino

 Marujos do Amor

 Cantando na Chuva

 A Roda da Fortuna

 Amor, Sublime Amor

 Moulin Rouge

 Chicago

Hairspray


6. Dança do Ventre

O Que Lola Quiser


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja