Emagrecer ou não emagrecer? Eis a questão!



Aí, comemos. Aí, ganhamos uns quilinhos extras. Aí queremos dançar, mas achamos que não dá, que vai atrapalhar e que precisamos emagrecer etc e tal. O que fazer?



Não é fácil emagrecer. Algumas pessoas têm maior facilidade, mas para outras, perder um quilo que seja é super difícil e demanda muito sacrifício. Principalmente se estamos numa família onde todos comem muito e de tudo... como evitar a tentação daquele pão francês cheiroso recém-saído do forno?



Saiba que a gordura afeta nosso desempenho na dança, pois excesso de peso provoca uma série de problemas, como esforço excessivo nos joelhos, nos tornozelos, dificuldade de flexibilidade, dificuldade de respiração, baixa resistência física.


Mas não se desespere! Existem pessoas acima do peso que estão fazendo um ótimo trabalho na dança, e que a gordura não as atrapalha de realizar o sonho de dançar. Veja algumas fotos:









Veja agora este vídeo:



Veja que arco lindo de pé essa menina tem, e dá pra ver pelas pernas que ela está bem acima do peso considerado aceitável para uma bailarina subir nas pontas.

É possível? Claro que é! Por que não?

Veja este vídeo agora:




Às vezes nossa autoestima cai quando nos olhamos no espelho e vemos que estamos maiores do que gostaríamos... Mas emagrecer deve ser não só uma meta estética, mas uma meta de saúde. Você deve emagrecer porque você gosta de si mesma, porque você quer se sentir bem, porque vai ser melhor para você em termos de saúde. A beleza está dentro de cada um.

Sabe, vi um comercial uma vez que me deixou pensando sobre isso, sobre como as pessoas se sentem belas ou feias. Veja você:



Eu me acho bonita. Mas estava muito acima do meu peso, o que estava afetando bastante meu desempenho na minha vida, eu tinha dificuldades de caminhar por um longo período, de subir escadas, subir uma ladeira... isso estava me afetando, além de estar perdendo minhas roupas.

Então decidi que iria emagrecer pela minha saúde. E eu estou nesse processo. Já perdi alguns quilos, devagar, com saúde, mas o mais importante: não sinto mais dificuldades com escadas, com ladeiras, com caminhadas... e principalmente, com a dança.

A dança também é uma ótima maneira de perder peso, de entrar em boa forma física. É um exercício aeróbico que dá prazer!

E então, qual será sua escolha?
Emagrecer ou não emagrecer?

Algumas dicas:

- Opte por incluir em sua alimentação mais frutas. Em vez de lanchar biscoitos, bolachas, bolos, sanduíches, refrigerantes, coma uma fruta. Eu amo goiaba, banana, morango... descubra quais são suas frutas preferidas! Frutas contêm muita fibra que ajudam no bom funcionamento do intestino além de te dar uma pele linda e saudável! O ideal são 3 porções de frutas por dia. Isso inclui sucos feitos da própria fruta ou polpa de fruta, e frutas secas, como passas, banana desidratada (uma delícia, parece doce!), entre outras.

- Inclua na sua alimentação pelo menos três porções diárias de cereais integrais. O que é isso? Pão integral, biscoitos integrais, aveia em flocos (você pode colocar nas frutas, nas vitaminas, etc), cereal matinal integral.

- Inclua três porções de leite e derivados no seu dia a dia. Lembre-se: prefira leites desnatados (os UHT são mais gostosos do que o leite em pó); prefira iogurtes desnatados naturais ao invés de iogurtes de sabores, é só bater com frutas e adoçar e fica uma delícia; prefira queijos brancos aos amarelos, quanto mais amarelo mais gordura tem. Prefira requeijão light, tem ótimas marcas no mercado, com preços variados. Viu? Tanta coisa derivada do leite, que distribuir três delas durante o dia vai ser mole!

- Coma a cada três horas. Acorde cedo, tome café da manhã, lanche às 10h, almoce ao meio dia, lanche às 15h, jante às 18h e faça uma pequena refeição antes de dormir, como um leite desnatado com achocolatado, um iogurte etc.

- Quando sair de casa, leve um lanche como barra de cereal, ou uma fruta, ou mesmo biscoitos integrais. Isso evita a tentação de você comer na rua uma comida nada saudável, ou de ficar com muita fome.

- Quando for ao cinema, coma pipoca, pois tem poucas calorias e alimenta. Prefira refrigerante zero açúcar. Eu recomendo H2OH ou Aquafresh que é uma delícia e baixíssima caloria.

- Quando for à praça de alimentação, prefira sucos ou refrigerantes diet, sanduíche natural. Se for comer sanduíches como mcdonald, prefira as porções pequenas.

- Não precisa se privar de tudo. Basta antes de sair pesquisar no google a tabela nutricional dos sanduíches que tem vontade de comer e opte pelos menos calóricos.

- Tenha foco! Quais são seus objetivos? Escreva-os numa folha de papel e coloque com um ímã na porta da geladeira, para sempre te lembrar!

- Não se pese todos os dias, pois isso causa ansiedade, e ansiedade dá vontade de comer. Pese-se apenas uma vez por semana. Escolha o dia de se pesar, pese-se de manhã, depois de ir ao banheiro e antes de comer.

- Escolha um exercício para fazer todos os dias ou ao menos três vezes por semana. Dança, ballet, caminhada, quando caminhar observe a paisagem a sua volta e curta, afinal, nada precisa ser um sacrifício, você pode tirar prazer nas coisas!

- Procure ser feliz. Isso é o mais importante!



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