Aconselhamento Nº 2

Este é mais um aconselhamento que fiz, sobre liderança e fé relacionados ao ministério de dança. Uma irmã enviou-me o email, e estou transcrevendo-o juntamente com a minha resposta para ela. Os nomes de ministérios e pessoas, bem como qualquer informação que sirva para identificação foram omitidos.

Email recebido:

"Olá, irmã. Faço parte de um grupo de dança em minha igreja e atualmente estou na liderança do grupo, porém sinto-me fraca para estar liderando porque eu não sinto um espírito de liderança dentro de mim. Eu sempre gostei de dançar para o Senhor," clique em Continue Lendo para ver o restante do email e a resposta.

"Eu sempre gostei de dançar para o Senhor, sempre participei de grupos, porém é a primeira vez que estou à frente de algo e me sinto fraca com relação a isso. Eu tomei a frente do grupo pois a antiga líder teve de sair da igreja por questão de distância e deslocamento, e para dar continuidade tomei a frente de uma forma natural, ninguém me perguntou ou disse que eu seria a líder, aconteceu naturalmente; também porque outras meninas estão à frente de outras coisas e ficaria muito pesado. Fora que, segundo a antiga líder, eu sou a mais engajada dentro do grupo. 

Outra coisa é que eu me sinto fraca espiritualmente, preciso de um amadurecimento, e eu vejo que quem é líder precisa estar muito bem com relação a isso. Eu sempre oro, jejuo por mim e pelo grupo, e mesmo assim vejo que não tenho nada a oferecer às outras meninas, pelo contrário: elas estão me oferecendo muito mais. É como se o espiritual delas fosse mais elevado que o meu, por isso vejo isso como outro motivo para não ser líder. Eu sei que preciso buscar, e busco a cada dia. Porém, sinto que não deveria estar liderando, e sim participando do grupo. Se alguém precisasse de algo eu ajudaria sempre, mas ser líder é muita responsabilidade!"

Minha resposta: Olá, tudo bem?

Bem. Se as coisas aconteceram de forma natural, e naturalmente você acabou por ser líder, creio que isso vem de Deus. Quando as coisas não vem de Deus, tudo dá errado, parece até uma "forçação de barra", por assim dizer.

O que você enfrenta, com relação à fraqueza espiritual e falta de amadurecimento, tenho algumas coisas pra te falar.

1. Quando estamos em posição de liderança, temos sempre que nos fortalecer.

No mundo espiritual, o líder é um "tapa-brechas", como isto funciona? Quando Satanás quer atingir o grupo, ele primeiro tenta atingir o líder, pois ele sabe que, derrubando o líder, ele derruba, ou ao menos desestabiliza, o grupo inteiro. Então, às vezes não sabemos, mas nosso espírito está constantemente sendo atacado.

a) Não abra mão do tempo diário dedicado ao estudo da Palavra e oração. Pode ser poucos minutos, desde que você se alimente. Um soldado fraco cai rapidamente. Um soldado espiritual precisa de alimento espiritual.

b) Revista-se diariamente da armadura de Deus, descrita em Efésios 6: Em oração, peça a Deus para revestir seu espírito com o cinto da verdade, para que a verdade jamais se aparte de ti; couraça da justiça, protegendo seu coração, deixando-o inclinado para a justiça; sapatos do evangelho, para que seu testemunho nunca seja duvidoso e que você nunca se desvie do caminho traçado por Deus para você; escudo da fé, para que sua fé seja seu esteio, e que ela te proteja das setas do inimigo; capacete da salvação, para que sua mente esteja sempre com o pensamento nas coisas do alto (Filipenses 4:9-10) e a espada do Espírito, para que você possa lutar espiritualmente contra tudo o que vem contra você. Você vai perceber como vai se sentir mais forte a cada dia.

2. Jamais perca a humildade.

Aquele que é chamado para exercer um ministério, é um MINISTRO, cuja raiz da palavra vem de TRABALHO ESCRAVO. Você é serva de Deus, está ali para servi-lO. As pessoas a quem você lidera não são menores que você. Se elas estão ali e você sente que a vida espiritual delas e melhor ou mais elevada que a sua, aprenda com elas. Talvez Deus queira usá-las para ajudar você. Mas lembre-se: Deus chamou você para liderá-las, então, não deixe isso de lado. Tudo o que te vier à mão para fazer, faça-o da melhor maneira possível.

Peça orientação a Deus, continue com seu jejum e oração, e não deixe de lado a liderança. Quem disse que é fácil ser líder? Aliás, quem disse que estar trabalhando para o Senhor é fácil? Não é, mas as recompensas são maravilhosas, e espirituais.

"Não desista, não pare de crer, os sonhos de Deus jamais vão morrer; não desista, não pare de lutar, não pare de adorar. Levanta teus olhos e vê, Deus está restaurando os teus sonhos e a tua visão." (Ludmila Ferber)

Continue no teu caminhar, sempre com Cristo. Lembre-se: quem está de pé, cuide para que não caia. Então, esteja sempre com os joelhos no chão, adorando, louvando e fazendo a obra dEle.

Deus te abençoe.

***

Para enviar seu pedido de aconselhamento, clique na aba ACONSELHAMENTO, no topo da página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja