Recurso Cênico - Luz Negra



Um dos recursos que pode ser explorado é a Luz Negra. Uma luz que apenas reflete as cores brancas. Como funciona? Se você apagar as luzes da igreja à noite, e acender somente a luz negra, próximo do local onde vai acontecer a coreografia, só vai ficar visível o que for branco nas roupas.

Isso dá muito pano pra manga.

Vamos ver alguns exemplos?


Algumas fotos de dança com luz negra. Repare que tudo o que não for branco fica preto, não visível, e tudo o que é branco acende. No escuro, você pode brincar com isso.




Acima, muitas pessoas juntas, de preto, e com luvas brancas, montam a imagem do peixe.



Agora, vamos ver isso numa dança. Eu encontrei uma linda, do grupo EE-Taow, no espetáculo águas. Não tem a dança inteira, apenas um teaser do espetáculo, mas é logo no início a parte com luz negra. Repare que os dançarinos estão de preto, para não aparecerem, e a fita é branca. E também, por trás, passam alguns de preto, levando nos braços uma dançarina de branco, como se estivesse mergulhando, e por causa da luz negra parece estar flutuando. E também o grande tecido branco.




Algumas igrejas têm ministérios voltados para esse recurso, onde trabalham somente com luz negra. Um deles é o ministério de teatro mãozinhas, que existe em várias formas em várias denominações. Aqui está um vídeo para entender como acontece esse tipo de teatro.

Todos os componentes usam preto, apenas as luvas são brancas. E com as mãozinhas combinadas, formam várias coisas.




Onde comprar luz negra?

Em qualquer casa que venda equipamentos elétricos ou com especialidade em lâmpada vende luz negra. A básica, parecida com aquela lâmpada econômica que usamos em casa, é na faixa de R$ 30,00. E varia. Tem lugares que chega a R$ 200,00, por isso pesquise bem antes de comprar.

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários: