Equilíbrio - Parte 3



Mais exercícios para fortalecer seu equilíbrio. Vamos lá?

Clique em Continue Lendo.



Este texto foi escrito por Carlinhos Araújo, para o site Studio de Dança Airton Araujo.

Equilíbrio e Dança

"É necessário manter o eixo do corpo. Cada dança encontra diferentes soluções para isso, e com exercícios de equilíbrio se consegue distribuir corretamente o peso em todas as situações. Em primeiro lugar, o objetivo é aprender a distribuir o peso do corpo sobre um pé enquanto avançamos e retrocedemos com o outro.

Para isso, começaremos praticando o passo a frente.

1. Sem olhar para os pés e com o peito erguido, avançamos o pé direito com a ponta esticada, apoiamos e, lentamente, abaixamos a perna, enquanto o pé esquerdo continua suportando todo o peso do corpo completamente reto, isto é, com a ponta do pé de base (que está com a planta toda no chão) voltada para a direção do nosso avanço.




Continuando com o peso sobre o pé esquerdo, voltamos a abaixar até que a ponta toque o chão e o devolvemos ao pé esquerdo. Repetimos o exercício movendo o pé esquerdo e descansando sobre o direito. No início, tenderemos a nos apoiar mais nos lados do pé e, portanto, a torcê-lo. Observe e mantenha o peso de seu corpo entre o calcanhar e a bola do pé.


A operação de volta será o contrário: levantar o pé que está esticado, deixar de esticá-lo e aproximá-lo do pé que ficou parado. A dificuldade desse exercício, e o objetivo, está em fazer descansar todo o peso do corpo no pé imóvel e não levar o peso de um lado para outro, mesmo se estivermos nos deslocando. Assim, garantimos que durante a dança teremos sempre um eixo definido e fixo.


2. No próximo passo, a posição inicial terá a perna levantada para a frente: com os pés esticados, flexionamos o joelho, aproximando o pé para fora. Adiantamos os joelhos, esticamos a perna e pousamos no chão. Neste momento, teremos a perna esticada para um lado, então vamos levá-la tocando o chão à posição inicial.



Durante este exercício, nosso centro de gravidade terá se deslocado e aprenderemos a nos amparar sobre um pé: o importante é que o pé que suporta todo o peso se apoie em toda a planta, e que evitemos torcer de um lado a outro.

Para não perder o equilíbrio, devemos alinhar corretamente os blocos de peso superiores. Todos estes exercícios também podem nos servir de aquecimento para as sessões de aprendizagem. Devem ser feitos sem se olhar para os pés e com o peito e as costas perfeitamente retas. Para começar, será melhor uma música lenta.


3. Começamos com os pés juntos. Flexionamos os joelhos e avançamos um pé, tocando ligeiramente o chão. O pé que está fixo deixa de segurar o peso no centro para ampará-lo mais perto da ponta.


Enquanto avançamos a perna, fazendo com que o movimento parta dos quadris, levantamos os dedos do pé em movimento e colocamos o calcanhar em contato com o chão. O peso do corpo deve começar a passar de um pé para o outro. O que ficou atrás começa a erguer o calcanhar.

O passo rápido alcançou toda a sua extensão e o peso do corpo está repartido identicamente entre os dois pés - o calcanhar do pé de trás levantando e o que está na frente apoiado.


A partir deste momento, o pé dianteiro para e o traseiro começa o seu movimento. Enquanto o peso passa para o pé da frente, os joelhos devem se flexionar no mesmo grau e ao mesmo tempo, até chegar à posição inicial e repetir a sequência, avançando com o pé contrário.

É conveniente repetir o exercício até fazê-lo naturalmente, ao ritmo de qualquer música, tanto para frente quanto para trás.


4. Em pé, com as costas retas, giramos lentamente a cabeça até que o queijo alcance o ombro direito - que não deve se mover para se aproximar do queixo. Abaixamos o queixo tentando tocar o ombro e levantamos a cabeça. Repetimos o mesmo movimento para a frente para chegar à base do pescoço e repetimos com o ombro esquerdo.



Poderá haver uma tendência a esticar ligeiramente a perna contrária ao movimento que estamos realizando e devemos evitá-la para conseguir que os movimentos do pescoço sejam independentes. É de suma importância realizar estes movimentos lentamente."

Fonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores na Bíblia

Adereços para Dançar

Tipos de Dança na Igreja